Video game

19/01/2011 19h10 - Atualizado em 14/07/2011 07h06

Tudo sobre o lançamento do Nintendo 3DS

Cesar Crivelaro
por
Para o TechTudo

A Nintendo é uma empresa mundialmente famosa; quem não conhece seu mascote, o encanador Mário? No mercado do entretenimento eletrônico, a Nintendo surpreendeu o mundo com o controle por movimento no Wii (resultando em um número absoluto de vendas e a conquista de um novo mercado consumidor, o jogador casual), com a tela sensível ao toque do DS (resultando em um dos videogames mais vendidos no mundo) e agora, com o anúncio de seu mais novo portátil, o 3DS, a Nintendo promete revolucionar novamente o mercado de jogos implantando a tecnologia do 3D sem a necessidade de óculos especiais.

Este anúncio foi feito hoje em NY junto com a data de lançamento para o dia 27 de Março nos EUA pelo preço de US$ 250. Entre as novidades lançadas, a que mais chama a atenção é referente ao idioma em português, que mostra o quanto a empresa aposta no mercado nacional.

NINTENDO 3DS (Foto: Divulgação)Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)

Como funciona o Nintendo 3DS?

O Nintendo 3DS, assim como o seu antecessor, o Nintendo DS, possui duas telas, sendo a inferior sensível ao toque. O portátil fará uso de uma caneta stylus telescópica que também será armazenada no próprio video-game. A tela superior exibirá imagens em 3D sem a necessidade de óculos especiais, e esse 3D terá a sua intensidade ajustada pelo Botão Regulador de 3D. Este dispositivo, localizado ao lado direito da tela superior, permite ao jogador selecionar a intensidade do 3D, deixando a qualidade ao máximo ou optando por desligá-lo totalmente.

Na parte inferior do 3DS, onde se encontram os botões e controles, há os conhecidos direcionais e os botões XYAB característicos da Nintendo. Há também, para novidade deste novo video-game, um botão deslizante, uma analógico como sensor de movimento que capta 360º de direcionamento, possibilitando às empresas uma possibilidade de exploração muito grande de ambientes em 3D.

NINTENDO DS (Foto: Divulgação)Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)

O Nintendo 3DS também conta com um sensor de giroscópio integrado, o que possibilita a captação de movimentos pelo próprio manuseio do portátil. Ao balançar o 3DS para esquerda, direita, cima ou para baixo, o giroscópio reconhece o movimento instantaneamente, dando às produtoras uma grande variedade de possibilidades de criarem interessantes experiências aos jogaores.

Quais outras funções o 3DS terá?

O Nintendo 3DS terá consigo vários minijogos e aplicativos em seu sistema operacional; um deles é o Nintendo 3DS Camera. O Nintendo 3DS possui três câmeras: uma está entre as duas telas e as outras duas estão atrás do portátil, afastadas e sob um ângulo específico para tirarem fotos em 3D. O aplicativo Nintendo 3DS Camera conta com o jogo Face Raiders, em que você utiliza suas fotos em 2D e em 3D para fazer representações engraçadas, modificar cores, distorcer regiões, assim como um programa de imagens.

O 3DS também tem um recurso chamado Play Coins. O portátil registra os passos dados pelo usuário (assim como um pedômetro), mesmo no modo sleep. Desta forma, o acúmulo de passos pode se tornar em dados para recompensas em jogos e aplicativos. Outro recurso do 3DS é ferramentas de manipulação de som para as músicas que podem ser armazenadas na memória interna ou em cartão de memória flash. O portátil também terá navegador de Internet que pode ser atualizado, assim como o Sistema Operacional do video-game.

NINTENDO 3DS (Foto: Divulgação)Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)

O 3DS possui um aplicativo chamado Mii Maker. Os Miis são os personagens criados no Wii que podem ser usados tanto no Sistema Operacional do video-game quanto exportá-los aos jogos e utilizá-los. Com esse recurso no portátil, criá-los será muito mais fácil: uma foto em 3D tirada pelo próprio 3DS e o Mii é criado automaticamente. Além disso, o Mii pode ser salvo em cartão SD, podendo manusear o Mii para uso pessoal e para sites de relacionamentos; além, claro, de utilizá-los nos jogos.

A Nintendo também erá uma loja virtual para o portátil, a Nintendo eShop. Assim como o Virtual Console disponibiliza jogos para download para o Wii, a Nintendo eShop vai contar com clássicos do Game Boy e do Game Boy Color, além dos jogos disponíveis da Virtual Console. A empresa também prometeu disponibilizar em sua loja virtual versões demos dos jogos para download e uma estrutura que permite a avaliação de usuários dos jogos, havendo assim um sistema de participação do jogadores.

Quais serão os jogos lançados?

street 3d (Foto: Divulgação)Super Street Fighter IV 3D Edition (Foto: Divulgação)

O portátil Nintendo 3DS será lançado com um grande suporte a uma variedade de jogos já no seu lançamento e também nos primeiros meses. Entre seu lançamento nos Estados Unidos, dia 27 de março, e a Feira de jogos E3, no início de junho, mais de 30 jogos estarão disponíveis ao video-game, número que varia tanto dos jogos da própria Nintendo quanto de empresas de terceiros.

A Nintendo, entre as novidades, está com Pilotwings Resort, um jogo de avião que faz manobras no céu da ilha de Wuku; Nintendogs+Cats, um simulador de animação de estimação que fez muito sucesso no Nintendo DS e agora, em sua nova versão, conta com gatos; Steel Diver, um jogo de mergulho em side-scrolling com a sensação de estar vendo através de um aquário; entre outros. A Nintendo também está preparando uma série de remakes para o seu novo portátil, como o aclamado The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, o Star Fox 64 3D, Kid Ucarus: Uprising, além de novos jogos de suas famosas séries, como Mario Kart, Animal Crossing e Paper Mario.

As empresas também estão com uma grande lista de jogos para o 3DS. Confira a tabela abaixo.

CAPCOM
Super Street Fighter IV 3D Edition Luta
Resident Evil: The Mercenaries 3D Tiro em 3ª pessoa
ATLUS
Shin Megami Tensei: Devil Survivor Overclocked RPG
ELETRONIC ARTS
The Sims 3 3D Edition Simulador
Madden NFL Football Esporte
KONAMI
Pro Evolution Soccer 2011 3D Esporte
LUCAS ARTS
LEGO Star Wars III: The Clone Wars Aventura
NAMCO BANDAI
Ridge Racer 3D Corrida
Touch! Double Pen Sports Esporte
SEGA
Super Monkey Ball 3D Aventura
Thor Ação
Crush 3D Quebra-cabeça
SQUARE-ENIX
Bust-A-Move Universe Arcade
Kingdom Hearts: Dream Drop Distance RPG
TECMO KOEI AMERICA
Samurai Warriors Chronicles Luta
Dead or Alive Dimensions Luta
UBISOFT
Tom Clancy’s Ghost Recon Shadow Wars Ação
Combat of Giants: Dinosaurs 3D Ação
Tom Clancy’s Splinter Cell Chaos Theory Ação
Rayman 3D Aventura
Rabbids Travel in Time Aventura
WARNER BROS
Green Lantern Ação

 Portátil será lançado em português

O Nintendo 3DS americano contará com o suporte à língua portuguesa brasileira. Segundo Bill van Zyll, diretor e gerente-geral da Nintendo of America, unidade da América Latina, “O Brasil tem uma base de fãs apaixonados por video-game grande e crescente. Temos o orgulho de oferecer a opção de idioma em Português com o lançamento do Nintendo 3DS para melhorar ainda mais a experiência e facilitar a comodidade no uso”.

Não é só a língua em português que trará facilidade aos jogadores brasileiros. A Nintendo eShop no Brasil funcionará com valores na moeda local. Os jogos estarão em reais e as compras poderão ser feitas com cartão de crédito nacionais. “O Nintendo 3DS é um sistema único, que proporciona uma experiência que simplesmente não existe em nenhum outro lugar”, afirmou o presidente Reggie Fils-Aime da Nintendo of America.

A Nintendo possui um favorável histórico no ramo de video-games portáteis. Desde o Game Boy até o DS, a empresa tornou-se referência de lucro e qualidade, proporcionando não apenas uma facilidade aos desenvolvedores, mas uma experiência única aos jogadores. Agora, com a chegada do Nintendo 3DS no mercado mundial, a empresa quer fornecer uma experiência única em entretenimento eletrônico, impondo assim um novo patamar de referência no mundo dos games.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares