Fabricantes

15/02/2011 17h16 - Atualizado em 14/07/2011 07h02

Apple já vale 100 bilhões de dólares a mais do que a Microsoft

Carla Cristina da Costa
por
Para o TechTudo

Quando a Apple há quase um ano atrás, em maio de 2010, ultrapassou a Microsoft em valor de mercado, já havia causado surpresa em alguns analistas do setor. Menos de um ano após esse feito, a Apple conseguiu ir além e surpreender novamente os especialistas e investidores: a empresa simplesmente já vale 100 bilhões de dólares a mais do que a segunda colocada, a Microsoft.

Atualmente o valor de mercado da Apple está fixado em $330 bilhões e o da Microsoft em $228 bilhões, de acordo com a Nasdaq. Comparando as duas empresas em aumento de valor de mercado nos últimos nove meses, conseguimos obter um bom panorama sobre o mercado de tecnologia e ensaiar algumas previsões.

Enquanto a Apple aumentou em $100 bilhões o seu valor de mercado, a Microsoft aumentou seu valor em apenas $1 bilhão no mesmo período. Uma diferença estrondosa que não será ignorada por nenhum bom analista do mercado de tecnologia ou até pela própria Microsoft, se deseja continuar realmente dentro da disputa.

iPhone 3GS (Foto: Divulgação)iPhone 3GS, um dos sucessos da Apple (Foto: Divulgação)

Esse último dado também mostra que será bem mais difícil do que parecia para a Microsoft voltar a ser a maior de empresa de tecnologia do mundo, como alguns acreditavam ainda ser possível dentro de alguns meses após a liderança da Apple. A situação para empresa com sede em Redmond não é nada boa, já que alguns analistas apostam que em breve a Microsoft poderá cair para terceira ou quarta colocada no ranking de valor de mercado.

O Google tem um valor de mercado atual de $200 bilhões, ou seja, está apenas a “28 passos”, ou melhor, $28 bilhões de alcançar a Microsoft. Para se ter uma ideia melhor, o Google está bem mais próximo de passar a Microsoft do que a Apple estava há exatamente um ano atrás, quando dois meses depois ultrapassou a empresa liderada por Steve Ballmer. A IBM também está bem próxima desse objetivo, já que possui um valor de mercado de $202 bilhões.

Para aqueles que enxergam esses números com certo receio, o último ano ofereceu uma boa resposta através dos resultados demonstrados por essas companhias. Em outubro de 2010, após 20 anos, a Apple superou o valor da receita da Microsoft, que ainda possui uma pequena vantagem em relação aos lucros, embora seja provável que a Apple também supere essa marca nos próximos meses.

Aliás, parece que a Apple está se tornando uma verdadeira profissional em bater marcas do mercado em um curto período de tempo. O próximo desafio não parece ser tão difícil de ser superado: "apenas” $90 bilhões separam a Apple de se tornar a empresa mais valiosa do mundo, superando a Exxon.

Via: TechCrunch 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares