Internet

01/02/2011 18h00 - Atualizado em 14/07/2011 07h05

Bing usa barra do IE para copiar resultados do Google

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Na briga de buscadores da web o Google ainda é o maior, embora a Microsoft e Yahoo ainda tentem competir. O Bing, concorrente da Microsoft, foi lançado há alguns anos e já conseguiu uma fatia considerável do mercado. Mas de acordo com o Google o bing ganhou parte dessa fatia copiando os resultados do seu principal concorrente.

Bing (Foto: Divulgação)Bing (Foto: Divulgação)

Um dos funcionários da área de pesquisa do Google descobriu que os resultados de pesquisa pelos mesmos termos retornava os mesmos links tanto no Google quanto no Bing, apesar deles não terem os mesmos algorítmos. Com alguma pesquisa e uma ideia de como isso estava sendo feito, o Google confirmou: o buscador da Microsoft estava mesmo copiando os resultados.

Para chegar à descoberta a equipe de engenheiros do Google responsáveis pelo algorítmo buscador criou uma armadilha. 20 deles foram instruídos a fazer uma busca no Google por um termo específico a partir do Internet Explorer, usando a barra do Bing e a clicar em um determinado endereço. Antes do experimento começar, o termo não retornava nada significativo, mas com uma alteração manual passou a mostrar a página específica que os engenheiros deveriam clicar no meio dos resultados do Google. Alguns dias depois, os engenheiros testaram a busca no Bing e perceberam que o link mais clicado por eles no Google acabou no topo da página de resultados.

A Microsoft confirmou que usa a barra do Bing no Internet Explorer como uma das dezenas de outras fontes para melhorar seu algoritmo de buscas. Mas como 20 pessoas foram o suficiente para que esse algorítmo fosse alterado, podemos deduzir que a busca no Google é o que tem mais peso no final das contas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares