Tablet

17/02/2011 09h24 - Atualizado em 14/07/2011 07h02

BlackBerry Playbook, o tablet para uso profissional

Gabriel Tonobohn
por
Da MWC 2011

 O BlackBerry Playbook, anunciado pela RIM no ano passado, ainda não chegou ao mercado, mas nós tivemos a oportunidade de testá-lo durante o Mobile World Congress.

BlackBerry PlayBook (Foto: Gabriel Tonobohn/TechTudo)BlackBerry PlayBook (Foto: Gabriel Tonobohn/TechTudo)

Hardware
Com tela de 7″, o tablet da fabricante canadense tem tamanho semelhante ao primeiro Galaxy Tab. Seu display tem resolução de 1024 x 600 WSVGA, suporte a multi-toque e gestos. O hardware merece respeito, com processador dual-core de 1 GHz  e 1 GB de RAM, suporta Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, Bluetooth 2.1 EDR e ainda roda Flash Player 10.1 e HTML 5.

A câmera de 5 megapixels na parte traseira é capaz de gravar vídeos em Full HD (1080p) e a outra câmera na parte frontal tem resolução de 3 megapixels, para chamadas de vídeo.

Software
O sistema operacional, baseado em Linux, é fornecido pela QNX, que foi comprada pela RIM no primeiro semestre do ano passado. A QNX, criado em 1982, não é nenhuma novata no mercado, e já desenvolveu sistemas para plataformas ARM, MIPS, PowerPC, SH e plataformas x86 – resumindo, sabe o que está fazendo.

BlackBerry PlayBook (Foto: Gabriel Tonobohn/TechTudo)BlackBerry PlayBook (Foto: Gabriel Tonobohn)

O reconhecimento de gestos é bastante interessante.Apenas arrastando o dedo para cima, você pode fechar um aplicativo aberto, por exemplo. O sistema também é multi-tarefa, permitindo manter programas abertos, como seu e-mail, enquanto executa outras tarefas. A qualidade da reprodução de vídeo em HD 1080p também é excelente.

Este tablet se conecta diretamente ao servidor BlackBerry Enterprise, que sincroniza remotamente o Microsoft Exchange ou o IBM Lotus Domino, enviando e-mails, calendário, contatos, tarefas e notas com a tecnologia “push”. Já o BlackBerry Bridge permite o uso do Messenger e e-mail a partir de um dispositivo BlackBerry em um PlayBook.

O PlayBook não tenta bater de frente com os tablets Android ou com o iPad. A posição da RIM visa conquistar o mercado corporativo, e por isso o Playbook é anunciado como um tablet para uso profissional., apesar da empresa afirmar que ele é uma excelente plataforma de games.

BlackBerry Playbook terá 4 versões

O BlackBerry Playbook exposto no MWC suporta apenas conectividade Wi-Fi, mas outras três versões também serão lançadas: com suporte a WiMax, LTE e 3G HSPA+. Todas as versões terão Bluetooth, conexão para hotspots móveis e suporte ao BlackBerry Bridge.

O modelo Wi-Fi e o WiMax devem chegar ao mercado já neste trimestre, enquanto as versões LTE e 3G HSPA+ chegam até o final do ano.

Confira um vídeo com o novo dispositivo:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares