18/02/2011 12h26 - Atualizado em 14/07/2011 07h02

BrainDriver, como dirigir um carro usando apenas o cérebro

Daniele Monteiro
por
Para o TechTudo

Será que no futuro nossos carros irão voar como no desenho dos Jetsons? Bem, se considerássemos os desenho clássico dos estúdios Hanna Barbera, nossos carros já teriam ganhado os céus há muito tempo, desde 2008, ano que Os Jetsons é ambientado. Mas tudo bem, pois apesar de ainda não temos “carros voadores populares”, já temos a possibilidade de dirigir um carro usando apenas o nosso cérebro!

BrainDriver (Foto: Reprodução)BrainDriver (Foto: Reprodução)

O Professor Raul Rojas da Universidade Freie de Berlin e sua equipe de pesquisadores desenvolveram um sistema chamado BrainDriver, que usa um sensor da Emotiv, criado originalmente para jogos. Usando a eletroencefalografia (EEG), o sensor faz uma leitura das ondas cerebrais do motorista e cria uma interface entre o homem e o carro.

Depois de algumas rodadas de “treinamento mental”, o motorista aprende a movimentar objetos apenas com o pensamento. Cada ação corresponde a um padrão diferente de atividade cerebral, e associado ao software EEG é possível executar os padrões de comandos específicos, como virar à esquerda, virar à direita e acelerar, que são transferidos para o sistema drive-by-wire do veículo (no caso um Volkswagen Passat Variant 3).

O vídeo abaixo mostra um motorista controlar o motor, freios e direção do carro com o pensamento. Como diz a narração, “não tente fazer isso em casa”! A equipe do projeto AutoNOMOS já tinha feito testes com um carro controlado por um iPhone, por um iPad e por um sistema de reconhecimento ocular, mas nada é tão impressionante quanto o BrainDriver.

 

Só que não adianta se empolgar muito, pois o BrainDriver ainda apenas é um protótipo, e ainda não existe nenhuma previsão de quando ele poderia ser usado nas estradas, pois existe um intervalo entre os comandos e as ações que pode comprometer a segurança dos passageiros do carro.

O BrainDriver pode até demorar alguns anos para se tornar um produto viável, mas é incrível imaginar um futuro no qual nós iremos dirigir nossos carros usando apenas os nossos pensamentos!

Via Dvice


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edson Silva
    2011-02-20T23:39:32

    Claro que a nova tecnológia será muito aprimorada, mais não se pode deixar de existir algo que impeça o veiculo de continuar caso seu condutor ou pensador esteja muito extresado.

  • Márcia Reis
    2011-02-18T16:14:28

    ótimo!!! Agora imaginem um só... um bêbado dirigindo um carro desses....

  • Eriorlando Alves
    2011-02-18T15:42:28

    Parabéns pela matéria.... A tecnologia não tem limites mas sim quem a ignora.