Fabricantes

21/02/2011 18h25 - Atualizado em 14/07/2011 07h02

Cientistas desenvolvem técnica para 'imprimir' pele humana

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Impressoras a jato de tinta eram bastante inovadoras quando foram lançadas, na década de 70. Mas uma coisa que a HP, Canon e Epson, as pioneiras nessa tecnologia, provavelmente não esperavam era que o conceito de impressão como conhecemos hoje seria usado para algo na área médica. E foi o que aconteceu.

Técnica pode permitir a "impressão" de pele humana? (Foto: Reprodução: Corbis)"Impressão" de pele (Foto: Reprodução: Corbis)

No ano passado o pesquisador Hod Lipson da Universidade de Cornell em Nova Iorque, desevolveu uma técnica parecida com a de impressão 3D e conseguiu replicar tecido cartilaginoso como as orelhas. Outro pesquisador, James Yoo, da Universidade de Wake Forest, na Carolina do Norte, desenvolveu a partir dessa técnica uma outra específica para replicação de pele.

Essa semana Yoo anunciou um avanço na pesquisa. A nova técnica vai escanear a pele da área afetada, coletar células da pessoa e replicá-las por meio de uma bioimpressora que calcula exatamente qual a quantidade necessária para cobrir toda a queimadura e então transplantada para o paciente afetado.

A pesquisa ainda precisa de bastante desenvolvimento antes de ser usada em seres humanos. O objetivo dela é ajudar pacientes que sofreram queimaduras extensas e graves e o fato de usarem células dos próprios doadores para criar a pele diminuiria consideravelmente o risco de rejeição.

Via Discovery News
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares