02/02/2011 14h38 - Atualizado em 14/07/2011 07h05

Comparação: Dante’s Inferno vs. God of War 3

Thiago Rufino
por
Para o TechTudo

Assim como no cinema, diversas produções de outras mídias seguem receitas de sucesso para lançar um novo produto no mercado. No universo dos jogos eletrônicos não poderia ser diferente. Com tantos títulos disponíveis para todas as idades e gostos, é inevitável que haja grandes semelhanças entre alguns jogos, sejam por mera coincidência ou estratégia das próprias desenvolvedoras.

comparação (Foto: Divulgação)GoW 3 X Dante´s Inferno (Foto: Divulgação)

É o caso dos games Dante’s Inferno e God of War 3, não dá para deixar de notar a quantidade de referências que o título da Electronic Arts retirou da franquia consagrada do Fantasma de Esparta desenvolvida pela divisão de Santa Monica da Sony Entertainment Studios. O TechTudo realizou um comparativo entre os dois jogos e apontamos os quesitos em que cada título se destaca. Confira:

tabela comparativa dntes god (Foto: Divulgação)Tabela de comparação entre Dante´s Inferno e God Of War 3 (Foto: Divulgação)

 

Jogabilidade

As batalhas são os pontos mais parecidos entre os games. Nos dois títulos os personagens enfrentam hordas de criaturas demoníacas e, muitas vezes, gigantescas. Dante e Kratos são especialistas em desferir combos brutais e dilacerar os inimigos com ataques em todas as direções de forma muito semelhante. Mas neste quesito God of War 3 leva vantagem. Apesar da mecânica extremamente similar, Dante’s Inferno falha no desenvolvimento das batalhas. Mesmo com uma série de armas disponíveis, na maior parte do jogo apenas uma delas basta para dar conta de todos os inimigos.

Dificuldade

A série do "Fantasma de Esparta" é conhecida por ser desafiadora tanto para jogadores iniciantes na franquia ou para os mais experientes. No modo Chaos, a inteligência artificial pega pesado nos combates e obriga o jogador a tentar derrotar os inimigos que aparecem pelo caminho diversas vezes. Em Dante’s Inferno a dificuldade das batalhas é menor, talvez o fato de o personagem conquistar a poderosa Foice da Morte logo no início do jogo seja um pouco injusto para os adversários.

dante´s inferno (Foto: Divulgação)Dante´s Inferno (Foto: Divulgação)

Gráficos

Dante’s Inferno não faz feio graficamente e demonstra ser uma produção competente e bem acabada, ficando atrás de poucos títulos da nova geração. Porém, God of War 3 executa esse quesito com maestria ímpar, sendo marca registrada em toda a franquia. Na terceira aventura, os gráficos colocam a prova praticamente toda a capacidade de processamento do PlayStation 3 que explora de maneira muito inteligente a profundidade dos cenários e a disposição de objetos na tela. Apesar de apresentar texturas com falhas e bordas serrilhadas em algumas cenas, God of War 3 ainda é imbatível.

Animações

Nesse ponto os dois jogos são equivalentes. God of War 3 tem em seu DNA animações extremamente violentas e realistas, mas Dante’s Inferno não faz feio alternando com gráficos em 2D e 3D para narrar trechos do passado de Dante e da busca incessante pela alma de sua amada Beatrice, que foi levada por Lúcifer. Cabe ressaltar que a variação no estilo das animações para contar a história também está presente na série God of War, o que torna ainda mais evidente a estratégia da EA em seguir os mesmos passos para seu jogo.

God of war (Foto: Divulgação)God of war (Foto: Divulgação)

Enredo

Essa categoria é um pouco “injusta” para comparar God of War 3 e Dante’s Inferno. Caso eles estivessem disputando um Oscar, concorreriam nas categorias melhor roteiro original e melhor roteiro adaptado, respectivamente, e cada um deles tem seus méritos. O jogo da EA é baseado na primeira parte do poema épico A Divina Comédia – clássico da literatura mundial escrito pelo italiano Dante Alighieri. A trama narra a trajetória do protagonista Dante em uma arriscada jornada pelos nove círculos do inferno para sua esposa. Já God of War 3 mostra o desfecho da saga épica de Kratos em busca de vingança contra os deuses do Monte Olimpo sob o lema “No final, haverá apenas caos!” (In the end, there will be only chaos!).

Originalidade

God of War 3 é o fim de uma franquia que surgiu baseada totalmente na rica mitologia grega. A cada jogo lançado da série a equipe da Sony soube amarrar de maneira muito inteligente as pontas dos roteiros criando uma trama que explora muito bem as motivações de Kratos. Apesar não ser um roteiro original, o time da Electronic Arts merece todos os créditos pela coragem de adaptar parte de uma obra tão rica e complexa quanto A Divina Comédia, já que o texto aborda tópicos extremamente divergentes até os dias de hoje.

God of war (Foto: Divulgação)God of War 3 (Foto: Divulgação)

Som

A trilha sonora dos dois games é extremamente importante para desenvolver o clima durante o jogo. Entretanto, God of War 3 sai na frente nesse quesito também, não apenas por composições empolgantes, mas por efeitos sonoros muito bem trabalhados e incorporados com perfeição durante as lutas e animações do jogo. Dante’s Inferno é bem executado nesse sentido e apresenta dublagens convincentes assim como God of War 3.

dante´s inferno (Foto: Divulgação)Dante´s Inferno (Foto: Divulgação)

Evolução

Basicamente os dois gamem utilizam o mesmo artifício para a evolução dos personagens durante a história: a coleta de orbes. Tanto em God of War 3 quanto em Dante’s Inferno, os personagens precisam conquistar esse recurso derrotando inimigos, destruindo pontos do cenário e encontrando baús em que as orbes estão armazenadas. Em ambos os títulos os pequenos artefatos são utilizados para liberar novos combos, incrementando os danos causados pelos combos dos protagonistas.
 

Neste quesito Dante’s Inferno dá a opção de o jogador “punir” ou “absolver” os adversários. De acordo com as escolhas, Dante tem a opção de adquirir poderes e golpes diabólicos ou divinos. A EA tentou inovar neste sentido dando a possibilidade de escolher trilhar um caminho voltado para o bem ou mal, porém a segunda opção pode ser um tanto incoerente, já que o personagem é um Templário e, obviamente, luta pelo lado da luz contra as forças das trevas.

comparação (Foto: Divulgação)God of War 3 e Dante´s Inferno lado a lado (Foto: Divulgação)

Qual é o melhor?

Analisando os quesitos acima, God of War 3 proporciona uma experiência mais empolgante do que Dante’s Inferno, mas cabe ressaltar que não é demérito do jogo da EA. Pelo contrário, é difícil competir com o desfecho de uma franquia tão aclamada, que teve uma série de jogos para evoluir e chegou ao ápice em todos os sentidos.

Mesmo com a visível tentativa de criar um game seguindo os passos da consagrada série de Kratos, Dante’s Inferno ainda sim é um jogo muito competente, especialmente por dar vida a uma das obras mais importantes da literatura ocidental. Dante’s Inferno é uma interessante alternativa para os jogadores que buscam uma experiência parecida com o obrigatório God of War 3. Confira o trailler dos dois jogos.

Dante´s Inferno


God Of War 3

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares