Tablet

08/02/2011 10h41 - Atualizado em 14/07/2011 07h04

Conheça o Echo, o smartphone Android de duas telas

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Cansado da tela pequena de seu smartphone? Indisposto com a febre dos tablets? A Kyocera tem a solução para o seu problema. A fabricante japonesa anunciou nesta segunda-feira (7) o primeiro Android com duas telas de 3,5 polegadas sensíveis ao toque, o revolucionário Echo. E qualquer semelhança com o Nintendo DS não é mera coincidência.

Kyocera Echo (Foto: Divulgação)Kyocera Echo (Foto: Divulgação)

Previsto para chegar pela operadora norte-americana Sprint ainda este ano, o aparelho traz grande foco para os games, tirando proveito do kit de desenvolvimento da empresa de telefonia para o sistema operacional do Google. Tanto que o Echo será lançado com dois títulos: The Sims 3 (que lembra exatamente a versão do DS, mas com gráficos em maior resolução) e outro ainda não revelado.

Por enquanto, o dual-touchscreen exibe uma versão personalizada pela Kyocera do Android 2.2 (também conhecido como “Froyo”), mas a empresa espera evitar o problema de fragmentação comum ao sistema. Embora não oficial, é possível que o aparelho seja compatível com a ferramenta PlayStation Suite, da Sony, que promete emular jogos do PlayStation 1, talvez até do PSP e ainda contar com títulos originais.

Multitarefas

Mas o Echo não é só para jogatinas. A oportunidade de utilizar as duas telas simultaneamente expande a capacidade da interface – pense na possibilidade de utilizar um aplicativo no display superior enquanto assiste a um vídeo na tela de baixo. Isso dá um sentido mais verdadeiro ao recurso de multitarefas (multitask, em inglês), tão comum em nossa experiência com sistemas operacionais para desktops.

As duas telas possuem sensibilidade capacitiva e resolução WVGA de 800 x 480. Uma vez aberta em modo dual-screen, o tamanho salta para 4,7 polegadas na diagonal e resolução de 800 x 960. Para sustentar isso, um processador Snapdragon QSD 8650 de 1 GHz. A memória interna é de 1 GB, mas um cartão microSD de 8 GB garante mais espaço.

O Echo possui ainda algumas características mais comuns aos smartphones atuais, como uma câmera de 5 megapixels com flash capaz de gravar vídeos HD de 720p, Bluetooth 2.1 em estéreo e conexão Wi-Fi com capacidade de roteador para até cinco dispositivos. O aparelho pesa 193 gramas e tem dimensões de 115 x 56,5 x 17,2 mm. Curiosamente, o smart deverá ser vendido com um carregador e uma bateria extra. Segundo a Sprint, não se trata de prevenção por conta do alto consumo e que o a performance de energia do Echo é similar ao da concorrência.

O design meio quadrado do aparelho ainda não é final, então podemos esperar modificações até o lançamento. O Kyocera Echo deverá chegar às prateleiras na primavera dos Estados Unidos, equivalente ao outono brasileiro (de 20 de março a 21 de junho). O preço sugerido é de US$ 199 (cerca de R$ 330, sem impostos).

Via BGR e Joystiq

Clique abaixo para ver um vídeo do Kyocera Echo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares