Video game

01/02/2011 12h14 - Atualizado em 14/07/2011 07h05

Designer do Nintendo 3DS explica tempo de bateria

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, em uma entrevista com Ryuji Umezu, o designer responsável pelo Nintendo 3DS, pediu que ele detalhasse as decisões tomadas a respeito da bateria do portátil e sua duração estimada de 3 a 5 horas.

pergunta (Foto: Divulgação)Convidados no "Iwata Asks" (Foto: Divulgação)

Satoru Iwata conduz regularmente entrevistas com desenvolvedores da empresa e publica-as sob uma série chamada “Iwata Asks” (em inglês), traduzindo, “Iwata Pergunta” (em português de Portugal).

Na mais recente edição, o presidente sentou-se de frente com Kenichi Sugino, Hideki Konno, e o mais importante, Ryuji Umezu, que entre outras coisas falou sobre a duração da bateria.

Umezu comentou: “O que mais consome energia em qualquer videogame portátil é a iluminação traseira da tela LCD“. Tanto Nintendo DS quanto Nintendo 3DS possuem duas telas, o que aumenta essa necessidade de alimentação.

“A tela 3D tem que mostrar imagens separadas para o olho esquerdo e direito“, disse ele, explicando como o efeito 3D é atingido sem o uso de óculos através da tecnologia das telas produzidas pela Sharp.

Continuou: “Isso significa que em 3D a quantidade de luz enviada para cada olho é cortada pela metade. Para fazer parecer tão claro quanto de costume, você tem que aumentar o brilho da iluminação traseira, o que aumenta ainda mais o uso de energia“.

Com o intuito de aumentar o tempo de bateria, o portátil tem um modo de economia, no qual ele altera o nível de luminosidade dinamicamente baseado no que estiver sendo mostrado na tela. Umezu comentou: “Quando a tela estiver escura, a luz traseira fica mais escura, o que economiza energia“.

NINTENDO 3DS (Foto: Divulgação)Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)

Durante o período de testes, foi possível estender o tempo de bateria através de pequenas mudanças. Disse: “Quando eu medi a duração da bateria jogando vários jogos da Nintendo, com a luz traseira no nível máximo e o modo de economia de energia desligado, a duração foi de aproximadamente 3 horas“.

Ao ligar o modo de economia de energia, a bateria durou de 10% a 20% mais do que antes. E com a luz traseira no nível mais baixo, a bateria do portátil chegou a 5 horas. O nível do 3D também apresentou um agravante no consumo. Dependendo do nível escolhido, pode-se ganhar até mais 25% quando jogando com o efeito 3D desligado.

Com uma duração de 3 a 5 horas e tempo de recarga de 3 horas por si só, a bateria torna-se um sério entrave para o sucesso do portátil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares