Tablet

09/02/2011 18h28 - Atualizado em 14/07/2011 07h03

Executivo da Nokia reconhece problemas internos e a força do Google e da Apple

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

A Nokia está mesmo em épocas turbulentas. Em meio a rumores sobre parceria com a Microsoft e queda nos lucros, a empresa finlandesa acaba de se envolver em uma polêmica com o suposto vazamento de um memorando do diretor-executivo Stephen Elop nesta quarta-feira (9). E ele não está nada feliz com os rumos da companhia.

Nokia (Foto: Divulgação)Nokia (Foto: Divulgação)

No texto, o recém-contratado CEO alega que a Nokia está ficando para trás no mercado, considerando “inacreditável” estarem perdendo espaço para os aparelhos com sistema operacional do Google ou iOS, da Apple. “O primeiro iPhone foi lançado em 2007 e nós ainda não temos um produto que esteja próximo à experiência deles. O Android chegou ao mercado há apenas dois anos e, nesta semana, eles tomaram nossa posição de liderança em volume de smartphones”, diz o memorando, obtido pelo Engadget e considerado como verídico pelas fontes do site.

“Há um calor intenso vindo de nossos competidores, mais rápido do que jamais esperamos. A Apple abalou o mercado ao redefinir o smartphone e atrair desenvolvedores para um ecossistema fechado, mas muito poderoso”, reconheceu. “Eles mudaram o jogo e hoje, a Apple domina o nicho de alto nível”.

Claro que Elop não se mostra satisfeito, afirmando que a empresa está “insistindo em uma plataforma queimada” e que deveria “mudar de comportamento”. Trata-se de uma óbvia sugestão de adoção a sistemas diferentes como o Android e Windows Phone 7. “Achávamos que o MeeGo seria a plataforma vencedora para smartphones high-end, mas, nesse ritmo, nós poderemos ter apenas um produto MeeGo no mercado até o final de 2011″.

Seja ou não um memorando real, o fato é que a Nokia irá promover o Capital Markets Day na próxima sexta-feira (11), um evento para demonstrar novos rumos da empresa como o foco maior na unidade do Vale do Silício e a saída de executivos. Além disso, a Mobile World Congress na Espanha na próxima semana deverá ser palco para apresentação de novidades, que podem (ou não) envolver o Windows Phone 7. Veremos.

Via: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares