Acessórios

28/02/2011 11h23 - Atualizado em 14/07/2011 07h01

Fabricate Yourself: modelos 3D pessoais feitos com o Kinect

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

O Fabricate Yourself funciona como se fosse o Photo-Booth - aquele pequeno aplicativo usado para tirar fotos e vídeos com a webcam iSight, da Apple. A diferença é que esta ferramenta funciona usando o sensor Kinect da Microsoft, assim com um simples toque no botão você pode moldar a si mesmo em um modelo 3D, sem as dificuldades de um sistema CAD, por exemplo.

Fabricate Yourself (Foto: Reprodução)Fabricate Yourself (Foto: Reprodução)

Apresentado na Tangible, Embedded and Embodied Interaction Conference, o Fabricate Yourself transforma o Kinect em um scanner 3D. Para criar o modelo em 3D é bem simples, basta conectar o Kinect a um Mac e ficar na frente ao dispositivo, depois é só assistir a modelagem do seu corpo em tempo real. Se você gostar do resultado, basta pressionar um botão para fazer a captura da imagem em um arquivo STL (stereolithography). Esse arquivo é enviado à uma impressora 3D, que gerará um pequeno molde em baixa resolução.

Em ação

Fabricate Yourself (Foto: Reprodução)Fabricate Yourself (Foto: Reprodução)

Durante a conferência, os modelos foram limitados ao tamanho 3×3 cm, a fim de manter a velocidade de operação e exibição do lançamento. Com isso, demonstrou-se apenas um quarto da capacidade do Fabricate Yourself e, mesmo assim, os resultados foram bastante positivos e interessantes. Também é possível reunir pequenas partes impressas formando, como em um quebra cabeça 3D, um grande mural; ou unindo-as em uma brincadeira parecida como soletrar palavras.

Futuro

Aproveitar a tecnologia para criar modelos em 3D dos participantes de uma feira é algo incrível, mas que tal ir um pouco além disto? Durante a feira, uma pergunta ficou no ar: como ninguém usou esta notável ferramenta 3D para criar sua própria versão do personagem Han Solo preso na rocha de carbonite?

Saiba mais sobre o Fabricate Yourself no site Interactive Fabrication.

Via Gadget Lab

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares