28/02/2011 16h30 - Atualizado em 14/07/2011 07h01

Gmail deixa 150 mil usuários na mão

André Noia
por
Para o TechTudo

Você já acessou o seu Gmail hoje? Se conseguiu logar normalmente e todas as suas mensagens estavam lá como sempre, agradeça, pois você não faz parte dos 150 mil usuários que tiveram a infelicidade de encontrar suas contas acidentalmente resetadas neste final de semana. Em outras palavras, essas contas de e-mail voltaram à estaca zero.

Gmail resetou contas de cerca de 150 mil usuários acidentalmente. (Foto: Divulgação)Logo do Gmail (Foto: Divulgação)

Segundo informações do Gmail, quando os usuários afetados conseguem finalmente logar no serviço, se deparam com o sumiço de mensagens, anexos e registros de conversas do Google Chat. O problema, segundo comunicado do Google, afeta cerca de 0,08% da base de usuários - cerca de 150 mil contas.

A empresa informou que seus engenheiros já estão trabalhando para restabelecer o serviço, as mensagens, arquivos e histórico dos usuários afetados. No último comunicado, ela disse que o Gmail já estaria funcionando normalmente para alguns usuários, mas ainda aguarda uma solução para o restante.

Por oferecer um serviço normalmente estável e de grande capacidade, o Gmail é também utilizado como disco virtual para fotos, documentos, músicas e vídeos. Portanto, os usuários afetados não estão apenas sem acesso a seus e-mails.

O Gmail foi lançado em 2004, em pleno dia da mentira, primeiro de abril, e chamava atenção porque para se juntar ao serviço era necessário ter um convite. Foi a partir de sua chegada que os serviços já existentes começaram a rever suas estratégias.

Enquanto seus concorrentes, Yahoo e Hotmail, ofereciam 6MB e 2MB de armazenamento, respectivamente, o e-mail do Google oferecia 1GB, o que obrigou as empresas que ofereciam esse tipo de serviço a se reestruturarem para não perderem usuários em massa.

A partir de 2005, o espaço para guardar mensagens e anexos passou a ser infinito. Atualmente, o Gmail é o terceiro serviço de e-mail mais utilizado nos Estados Unidos, perdendo apenas para o Hotmail e Yahoo Mail.

Via: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinicius Rodrigues
    2011-02-28T18:39:49

    hã ?