Internet

08/02/2011 17h40 - Atualizado em 14/07/2011 07h04

Google faz homenagem a Júlio Verne com HTML5 e JavaScript

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Não é qualquer pessoa que vai parar na página inicial do Google. Endereço acessado bilhões de vezes por mês no mundo inteiro, ele acaba sendo reservado apenas para momentos muito especiais. Os doodles, aquelas personalizações da marca do buscador que refletem eventos importantes, são sucesso absoluto na web. E o personagem da vez é ninguém menos que Júlio Verne.

Homenagem do Google a Julio Verne (Foto: Divulgação)Homenagem do Google a Julio Verne (Foto: Reprodução)

Se você nunca ouviu nesse nome, pare de ler esse texto e trate de correr à livraria mais próxima. Verne é autor de grandes clássicos da ficção científica, como “Viagem ao centro da Terra”, “A volta ao mundo em oitenta dias” e “Vinte mil léguas submarinos”. Esse é o inspirador do doodle interativo de hoje, que comemora os 183 anos de nascimento desse francês importantíssimo.

Ao entrar na capa do Google, pode reparar. Lá está o oceano, esperando para ser explorado. A equipe de desenvolvimento do buscador conseguiu usar o HTML5 e o JavaScript a seu favor, criando um recurso bastante interativo. Movimentar as alavancas ao lado direito da imagem permite descer para as profundezas do mar.

É aí que se revela o excepcional trabalho do Google. Conforme o submarino Nautilus (de “Vinte mil léguas submarinas”) vai se movimentando, até mesmo os indicadores de profundidade – entre outras coisas – que aparecem no lado esquerdo da imagem se movimentam. Implementação de primeira!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares