Tablet

04/02/2011 11h55 - Atualizado em 14/07/2011 07h04

Ice Cream: Google vai adaptar o Android Honeycomb para smartphones

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

O Google adora colocar nomes engraçados em cada atualização do seu sistema operacional para smartphones, o Android. O mais aguardado atualmente é o Honeycomb (significa algo como “favo de mel”), a versão 3.0 do software com foco na interface para tablets e suas telas maiores. Mas os celulares não ficarão de fora, pois a empresa está preparando outra guloseima para eles: o Ice Cream (sorvete).

Android Ice Cream (Foto: Arte)Android Ice Cream (Foto: Arte)

Batizado com o código GRI17, o software deverá ser uma adaptação do Honeycomb e uma evolução do atual Gingerbread (a versão 2.3 do OS), com alguns elementos migrando dos tablets para os smartphones. Rumores indicam que os novos botões virtuais em substituição aos do hardware, o sistema de notificações e a aceleração via GPU poderão estar na lista de novidades que marcarão presença também nas telas menores, embora nada seja confirmado ainda pelo Google.

A má notícia é que a empresa estaria pensando em levar apenas um pouco do Honeycomb para smarts, levando a crer que só teríamos o Ice Cream no final do ano. Mas pode ser uma estratégia também, já que há sinais de que o Google pretende aumentar o intervalo entre atualizações do Android após muita reclamação de usuários pela falta de compatibilidade mesmo em aparelhos mais novos. Além disso, dá aos desenvolvedores mais tempo para trabalhar em aplicativos otimizados para uma versão específica do OS.

Por enquanto, usuários finais deverão contar com o Honeycomb apenas em tablets. A versão 3.0 do Android será específica para esses aparelhos, com um navegador melhorado e mais parecido com a interface desktop do Chrome, nova cara para o aplicativo do YouTube com a “parede 3D” de vídeos, e-reader conectado ao Google Books e Gmail com tela dividida como no iPad. O primeiro aparelho a contar com a atualização do sistema operacional será o Motorola Xoom, com previsão de lançamento para março.

Via: Phandroid

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares