21/02/2011 10h40 - Atualizado em 14/07/2011 07h02

iRobot Scooba, um robô de limpeza para lares tecnológicos

Ornando Cerqueira
por
Para o TechTudo

A cada dia que passa nos damos conta de que a convivência rotineira com rôbos será uma realidade inevitável. Querendo ou não, logo teremos um batalhão de rôbos domésticos à nossa disposição para realizar até as tarefas mais complexas do dia-a-dia. E quando dizemos logo, é porque estes robôs já existem e estão mais acessíveis do que você imagina.

A empresa norte-americana iRobot está produzindo uma linha de rôbos domésticos capazes de fazer o trabalho de limpeza em sua casa ou escritório sem precisar de ordens diretas: É só apertar um botão e deixar o Scooba fazer o seu trabalho.

iRobot Scooba - Floor Washing Robot (Foto: Divulgação)iRobot Scooba - Floor Washing Robot (Foto: Divulgação)

Com a ajuda de sensores, o robozinho é capaz de trabalhar em ambientes com escadas sem sofrer nenhum acidentes, ou ter a área de limpeza delimitada por barreiras virtuais e até detectar sujeira no chão de forma automática.

O Scooba é especializado em lavagens de piso, seja ele qual for: madeira, linóleo, porcelanato ou cerâmica. Por sua estrutura, no entanto, a única coisa que ele não consegue fazer é subir pelos móveis ou arrumar a bagunça.

iRobot Roomba - Vacuum Cleaning Robot (Foto: Divulgação)iRobot Roomba - Vacuum Cleaning Robot (Foto: Divulgação)

Além disso, a iRobots também possui uma outra linha de robôs de limpeza chamada "Roomba 700 Séries", que promete aposentar aqueles velhos aspiradores de pó.

A série tem três modelos capazes de detectar uma simples fuligem no piso, com autonomias para cobrir um ou mais ambientes. Parece até coisa dos Jetsons, não?

Nessa mesma série, por exemplo, tem um modelo chamado "Roomba 572 Pet Series", que promete dar um fim aos pêlos dos seus bichinhos de estimação.

No site da iRobots são comercializados vários acessórios e outras linhas de rôbos, inclusive alguns remanufaturados pela bagatela de U$ 199.99.

Com seu valor de venda variando de U$299 a U$499, a linha Scooba é composta por quatro modelos, cada um com características próprias de acordo com o tamanho da área onde vai ser utilizado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares