Computadores

28/02/2011 17h29 - Atualizado em 14/07/2011 07h01

Mac OS Lion terá controle de versões de documentos

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

A próxima versão do Mac OS promete trazer boas novidades para quem é fã do sistema operacional da Apple. Entre elas, um Time Machine com a capacidade de salvar os arquivos de backup no mesmo disco rígido em que o Mac OS está instalado, para alegria geral dos usuários.

OS X Lion (Foto: Reprodução)OS X Lion (Foto: Reprodução)

Até agora, o Time Machine pedia que o usuário comprasse um HD externo e instalasse-o no Mac. A partir desse momento, o próprio sistema operacional fazia os backups automáticos dos arquivos, para caso acontecesse alguma emergência e os dados do HD principal fossem perdidos.

Com o OS X Lion, esses backups passarão a ser feitos a cada hora. Se o usuário não tiver um HD externo, ainda assim terá como realizar backups dos seus arquivos mais importantes na mesma partição em que o Mac OS está instalado.

Esse novo recurso vai funcionar integrado com o Versions, mais uma novidade do OS X Lion. Sabe quando você está trabalhando arduamente em um documento, e depois de horas nessa atividade, percebe que precisa recuperar uma informação de quando você iniciou o trabalho? Normalmente seria necessário apertar o botão de desfazer ação (ou o CTRL + Z) até esse ponto, mas nem sempre funciona. Já no Lion, o próprio sistema vai salvar cópias dos documentos a cada hora cheia.

O recurso permitirá até mesmo manter um controle de versões de documento, conhecido como CVS na sigla inglesa. É um prato cheio para pessoas que trabalham com documentos complexos ou extensos, como o pessoal da contabilidade ou mesmo jornalistas que produzem suas matérias em um Mac.

Ainda não há data para o Mac OS X Lion ser lançado. O máximo que a Apple fez até agora foi liberar uma versão de testes apenas para desenvolvedores, mas que já está circulando livremente na grande rede. Use com moderação!

Via 9 to 5 Mac

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares