Áudio e Vídeo

01/02/2011 17h30 - Atualizado em 20/08/2013 12h44

Mídia player alternativo VLC tem grave falha de segurança

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog
VLC (Foto: Divulgação)VLC (Foto: Divulgação)

Já faz algum tempo que os usuários de computador não precisam ficar restritos aos tocadores de mídia que já vem integrados nas suas plataformas, seja ela Windows, Mac OS ou Linux. Os chamados players alternativos podem ser encontrados com relativa facilidade hoje em dia na internet, a grande maioria deles gratuitos. Um deles, no entanto, tem um sério bug de programação que pode não agradar quem usa.

O VLC Media Player, da VideoLAN, tem uma falha no arquivo libmkv_plugin, que é o plugin responsável por decodificar arquivos com a extensão MKV. Esse tipo de formato é bastante usado em vídeos de alta definição.

A falha está presente todas as versões do tocador de mídias, desde a primeira até a 1.1.6 (a mais atual), e também afeta todas os sistemas operacionais em que o VLC está instalado. Se um usuário baixar um arquivo MKV que explora a falha, o computador poderá ser controlado remotamente por um hacker, dentre outras coisas.

Uma versão corrigida do plugin já está disponível no repositório Github do projeto e a VideoLAN já avisou que está trabalhando na atualização 1.1.7 que será disponibilizada em breve. Até ela ser lançada, os desenvolvedores recomendam que o plugin seja excluído ou que o usuário evite tocar arquivos MKV pelo VLC.

Via: The H

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares