O criador da série Pokémon, Junichi Masuda, co-fundador da GameFreak, comentou em uma entrevista sobre o novo jogo de Pokémon que estaria sendo desenvolvido para o Nintendo Wii e descartou a possibilidade deste ser um capítulo da série principal.

Em maioria os fãs já sabem que isso ocorre sempre, mas quando a Nintendo anuncia que está trabalhando em um novo jogo de Pokémon e não dá detalhes, todo tipo de rumor e desejo se incendeia pela internet, em parte porque muitos não concordam com a idéia de Pokémon manter-se sempre uma série portátil.
Junichi Masuda comentou: “Eu considero hardware portátil, quase o mesmo que estar com Pokémons, sempre. Você pode se comunicar e transferir dados o tempo todo, sempre que você quiser, com um portátil. Isso também se encaixa no conceito de Pokémon“.
Para manter a chama dos rumores e desejos acesa, realmente Junichi Masuda não está envolvido no desenvolvimento deste jogo Pokémon para o Wii e o fato dele descartar a possibilidade não significa por completo que um jogo do tipo não possa existir, só torna menos provável.
Há também muita controvérsia sobre o que seria um jogo da série principal ou um RPG tradicional, não entre os fãs, mas pelos próprios funcionários da Nintendo. Reginald Fils-Aime, atual Presidente da Nintendo of America, na época que era Gerente de Marketing afirmava que Pokémon XD: Gale of Darkness seria um RPG tradicional, mas acabou por frustrar os fãs por ser uma aventura paralela, assim como Pokémon Colosseum antes dele.
“Eu acho que o melhor para a série Pokémon é poder carregá-la em um aparelho portátil, poder ir para qualquer lugar e se divertir com as pessoas, não ficar preso a um único ponto”, concluiu Junichi Masuda.