Tablet

11/02/2011 10h10 - Atualizado em 14/07/2011 07h03

Nokia adota o Windows Phone 7 para seus smartphones

Pedro Cardoso
por
Da redação

Na manhã desta sexta-feira (11), Nokia e Microsoft confirmaram o que já vinha sendo comentado pelos sites especializados em tecnologia, durante a última semana. Em conferência para a imprensa, em Londres, Stephen Elop, CEO da Nokia, e Steve Ballmer, da Microsoft, anunciaram uma parceria, onde o Windows Phone 7 será o principal sistema operacional dos aparelhos da Nokia.

Nokia com Windows Phone 7? (Foto: Arte)Nokia com Windows Phone 7? (Foto: Arte)

Mas esta parceria vai muito além disso, e recebeu o pomposo objetivo de: “criar um ecossistema móvel global”. Com isso, a Nokia entra nesta parceria com o seu conhecimento em hardware, e abertura com diversas operadoras de telefonia móvel, para dar um maior suporte ao Windows Phone 7. Em contrapartida, o Bing será adotado em diversas ferramentas oficiais da Nokia, que precisem de um motor de busca.

Mas a extensa lista de acordos entre Microsoft e Nokia não param por aí, pois a partir de agora, o Nokia Maps passa a ser o serviço oficial deste tipo, para os resultados de busca do Bing e da plataforma AdCenter. Um outro destaque, é que a loja de aplicativos da Nokia, a não tão bem sucedida OVI Store, será totalmente integrada ao Microsoft Marketplace. Além disso, as ferramentas de desenvolvimento da Microsoft estariam disponíveis para quem quisesse lançar suas produções para o Nokia Windows Phone.

Repercussão

A repercussão nas midias sociais foi imediata, principalmente no Twitter, com algumas pessoas aprovando e outras não. Se esta medida será uma ótima solução para a Nokia deixar de perder mercado, ainda é cedo para responder. Mas a reação na Nasdaq não foi das melhores. Até o momento em que escrevo este artigo, as ações da empresa finlandesa já tinha caído 8,08%.

Ambas as empresas podem se beneficiar muito com esta parceria. A Nokia terá uma plataforma muito mais robusta e atualizada, e a Microsoft usará um dos melhores hardwares em telefonia móvel do mundo, com grande presença no mercado global.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ismael Fortini
    2011-02-13T22:23:26

    Pow gostei hein, Quem sabe da pra brigar melhor agora com a Apple ??

  • Raphael Lucas
    2011-02-11T16:32:53

    R.I.P NOKIA!