Tablet

04/02/2011 18h07 - Atualizado em 14/07/2011 07h04

Nokia e Microsoft podem anunciar parceria para uso do Windows Phone 7

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Não é de hoje que a Nokia vê sua participação no mercado de smartphones cada vez menor, sem exercer a influência de antes. É explícita a euforia em escala global para com os aparelhos da Apple desde o lançamento do iPhone em 2007, além da empolgação com os vários telefones equipados com o sistema operacional Android, do Google.

Windows Phone 7 (Foto: Divulgação)Windows Phone 7 (Foto: Divulgação)

Para combater esses concorrentes em comum, a empresa finlandesa pode unir forças em breve com a Microsoft para uma aliança de software. A ideia seria passar a oferecer o recém-lançado Windows Phone 7 em seus aparelhos, abandonando o tradicional Symbian.

A pareceria seria anunciada na próxima sexta-feira (11), durante o evento Capital Markets Day, da própria Nokia, em Londres. Indícios não faltam para se acreditar na aliança. Um exemplo é a recente incorporação do CEO Stephen Elop, vindo amigavelmente da Microsoft e ansioso para dar uma direção mais lucrativa para a área de smartphones na companhia finlandesa.

Outra indicação é a mudança da área de desenvolvimento da Fundação Symbian para a própria Nokia, que deve ser finalizada já em março. Elop também já dera indícios de que a empresa deveria “construir ou se juntar um ecossistema já existente” na divulgação do balanço fiscal do último trimestre de 2010. “A indústria mudou, e agora é hora da Nokia mudar ainda mais rápido”, disse ele em comunicado na ocasião.

Há rumores também, desta vez de uma fonte do site Engadget, que aponta o evento como palco do anúncio do abandono de uma das plataformas existentes da Nokia. Ainda não se sabe se seria o antiquado, mas popular, S60, comum em aparelhos com interface com teclado como E71, E73 e N95; ou MeeGo, ainda irrelevante no mercado de smartphones, embora com ideias promissoras.

Valorização

Somente a especulação da parceria já rendeu alta de mais de 4% nas ações da Nokia desde a segunda-feira (31), quando o analista do Banco Berenberg de Hamburgo, Adnaan Ahmad, aconselhou vigorosamente uma aliança entre as duas empresas para colocar o Windows Phone 7 nos smartphones da companhia finlandesa.

A carta de Ahmad foi publicada pelo The Financial Times, deixando claro que a Nokia deveria abandonar o sistema Symbian pelo software da Microsoft.

Vale lembrar que, de fato, já houve boatos de utilização do antigo Windows Mobile até mesmo do próprio Android, mas sempre sem nada de concreto. Também importante notar que a empresa jamais se dedicou somente ao hardware. A questão é: independente da escolha da plataforma, a companhia precisa agir rápido se ainda quer se mostrar competitiva. Veremos no dia 11.

Via Engadget e The New York Times

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares