14/02/2011 19h52 - Atualizado em 14/07/2011 07h03

Qualcomm apresenta novos processadores Snapdragon de quatro núcleos

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Em meio ao frenesi de smartphones e tablets com processadores dual-core na Mobile World Congress 2011 em Barcelona, na Espanha, a Qualcomm chegou com os dois pés e anunciou nesta segunda-feira (14) a próxima geração da família Snapdragon. Dessa vez, o chipset APQ8064 vai oferecer até 2,5 GHz em cada um dos seus quatro núcleos – sim, ele será disponibilizado como simples, Dual-Core e Quad-Core.

Qualcomm (Foto: Reprodução)Qualcomm (Foto: Reprodução)

Mas não pense que com mais núcleos haverá mais consumo de energia para drenar a bateria dos aparelhos. O Snapdragon terá um aumento de 150%, mas com 65% mais econômico em relação aos CPUs baseados em ARM atuais.

A arquitetura do processador ainda virá com o GPU Adreno 320, com suporte a até quatro núcleos 3D. É a mesma tecnologia utilizada em plataformas como Android, Windows Phone 7, Xbox e, mais recentemente, os dispositivos compatíveis com o selo PlayStation Certified da Sony. Até por isso é também encontrado no Xperia Play, o “PlayStation Phone”.

Além disso, o Snapdragon de próxima geração irá contar com suporte a comunicação por proximidade (NFC, na sigla em inglês), gravação e reprodução de vídeo em foto utilizando 3D estereoscópico (S3D, o mesmo já presente no Nintendo 3DS e no LG Optimus 3D) e conexão Wi-Fi, GPS, Bluetooth e rádio FM. A Qualcomm garante também que haverá compatibilidade com “todos os maiores sistemas operacionais”.

O problema maior será esperar a chegada dos processadores. O dual-core MSM8960 será disponibilizado no segundo trimestre do ano, enquanto o de núcleo simples MSM8930 e o quad-core APQ8063 só aparecerão no começo de 2012. Isso quer dizer que tablets e smartphones com todo esse poder vão demorar mais ainda.

Mas o Snapdragon não será o único nem o primeiro handheld com quatro núcleos. O NGP, portátil que irá substituir o PSP, vai contar com um Cortex-A9 e um processador gráfico Quad-Core Power VR SGX543MP+, da Imagination Technologies. Com a vantagem que o videogame será lançado ainda em 2011, segundo a Sony.

Saiba mais na Qualcomm.

Via TechRadar
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares