Jogos de estratégia

14/02/2011 14h24 - Atualizado em 19/03/2013 12h38

Retrospectiva The Sims: uma das franquias mais bem sucedidas da história

Thiago Rufino
por
Para o TechTudo

No início do ano 2000 chegava para PC o primeiro The Sims, o simulador de pessoas criado por Will Wright que seria um marco na trajetória da indústria dos games. Atualmente, a franquia da Electronic Arts conta com mais de 30 jogos e expansões produzidas ao longo de um pouco mais de uma década para PCs e consoles. A série ainda ostenta o título de a terceira franquia mais vendida da história com mais de 125 milhões de jogos vendidos, atrás apenas de Mario e Pokémon.

Vida virtual

Na época, The Sims já apresentava uma série de limitações nas possibilidades de acompanhar a evolução do seu personagem ao longo do jogo, mas apenas dois anos depois do lançamento o título se tornaria o game para PC mais vendido de todos os tempos com mais de 16 milhões de cópias, recorde que ostenta até hoje.

Basicamente, o jogador deve montar um personagem escolhendo as características físicas e o figurino, além de poder construir e decorar a residência do Sim da maneira que quiser. O desafio de The Sims é proporcionar ao personagem uma vida equilibrada, controlada por seus desejos, obrigações e necessidades básicas como, comer, dormi e se divertir

The Sims (Foto: Divulgação)The Sims (Foto: Divulgação)

No primeiro game, há apenas três fases: recém-nascidos, crianças e adultos. Os bebês chegam à infância, mas não passam desta e os adultos não alcançam a terceira idade. Entretanto, essa característica seria drasticamente alterada nos títulos seguintes. Entre os anos 2000 e 2003, The Sims recebeu sete expansões e algumas delas ainda servem de base para as atuais.

- Gozando a Vida: o pack aciona a monótona rotina de The Sims elementos fantásticos como gênios da lâmpada, zumbis, palhaços e até sequestros alienígenas.

- Fazendo a Festa: voltada para os “baladeiros de plantão”, como o próprio nome sugere, a ideia do jogo é trazer a integração entre os Sims por meio de festas temáticas.

- Encontro Marcado: foi a primeira expansão com a possibilidade de levar os personagens para outra cidade e ter encontros românticos em restaurantes ou ir às compras.

- Em Férias: o game adiciona mais um mapa ao universo de The Sims com a possibilidade de ter passar férias e curtir uma série de atividades nas montanhas, campo ou praia.

The Sims de férias (Foto: Divulgação)The Sims Em Férias (Foto: Divulgação)

- O Bicho Vai Pegar: cães, gatos e pássaros à disposição dos Sims para servir de companhia, aprender variados truques e competir em campeonatos de animais.

- Superstar: nesta extravagante versão, o jogador faz de tudo para tornar seu personagem anônimo em uma estrela do cinema, música ou das passarelas, quando isso acontece o personagem passa a ser abordado por fãs em todos os lugares.

- Num Passe de Mágica: uma das expansões mais divertidas de The Sims em que os personagens podem fazer feitiços divertidos ou maldosos, além de ter a disposição uma cidade mágica com uma série de itens fantásticos.


Evolução em todos os aspectos

Após o enorme sucesso alcançado pelo primeiro game da série e suas expansões, em 2004 a Electronic Arts deu continuidade a sua franquia de maior sucesso. O lançamento de The Sims 2 melhorou as características do game em todos os aspectos, desde o visual até as infinitas possibilidades a serem exploradas.

Uma das principais alterações é o sistema de estágios da vida mais complexo com oito fases que se iniciam na gravidez, recém-nascido, bebê, criança, adolescente, adulto e idoso até completar o ciclo com a morte do personagem. A continuação ocupa o segundo lugar entre os jogos para PC mais vendidos de todos os tempos com mais de 13 milhões de cópias. Portanto, era de se esperar uma série de expansões: foram oito no total.

- Vida de Universitário: todos os desafios, diversão e interação social do mundo acadêmico estão presentes na expansão que traz ao game uma nova fase da vida chamada “jovem adulto”.

- Vida Noturna: seguindo a mesma linha de Encontro Marcado, a expansão está na diversão para os Sims com karaokês, clubes de dança e boliche. O game também integra à série a classe dos vampiros.

The Sims 2 - Vida Noturna (Foto: Divulgação)The Sims 2 - Vida Noturna (Foto: Divulgação)

- Aberto para Negócios: Sims com espírito de empreendedor podem ser os chefes em suas próprias lojas de eletrônicos, docerias, vestuário, entre outros. Também é possível treinar, contratar e demitir funcionários.

- Bichos de Estimação: basicamente, o jogo é uma versão aprimorada de O Bicho Vai Pegar, com a oportunidade de criar cães e gatos personalizados que crescem e se reproduzem. Tamanha interatividade tornou esta a expansão mais vendida da franquia com mais de 5,5 milhões de cópias.

- Quatro Estações: esta é a primeira expansão de The Sims a abordar as mudanças climáticas ao longo do jogo. O game explora os pontos altos e baixos de cada estação para integrar diversas atividades aos personagens.

The Sims 2 - Quatro Estações (Foto: Divulgação)The Sims 2 - Quatro Estações (Foto: Divulgação)

- Bon Voyage: viagens ao redor do mundo para conhecer outras culturas e ter experiências únicas com os Sims é a proposta do game que, basicamente, expande as possibilidades do antecessor Em Férias.

- Tempo Livre: a expansão traz ao universo de The Sims uma gama de atividades para distração como prática de esportes ao ar livre, música, dança etc, todas passíveis de aprimoramento. O jogo também é conhecido por integrar os personagens com interesses em comum.

- Vida de Apartamento: a última expansão de The Sims 2 coloca o jogador nos desafios de viver em um centro urbano cheio de vizinhos por perto. No game também há a opção de viver sozinho ou dividir a residência com outro Sim.


Personagens únicos

Em 2009, a Electronic Arts trouxe ao mercado o terceiro capítulo da franquia The Sims. Além de melhorias consideráveis na qualidade gráfica, a proposta principal do título é a criação de personagens com características físicas extremamente variadas e personalidade praticamente única. Em The Sims 3 há a opção de mesclar cinco delas e ter um resultado muito peculiar. Outro ponto marcante no terceiro jogo é a liberdade para alterar cores e texturas de qualquer objeto ou roupa disponível.

The Sims 3 é o primeiro jogo da franquia em que o jogador é livre para visitar qualquer ponto da cidade sem ter esperar por nenhum tipo de carregamento. Há uma série de locais públicos como piscinas, livrarias e parques que podem ser acessados a qualquer momento. O game também propõe ao jogador dezenas de oportunidades para ganhar dinheiro, desde empregos regulares, desafios como cozinheiro, por exemplo, e até mesmo sendo artista de rua. A franquia continua em andamento e já foram lançados três complementos:

The Sims 3 (Foto: Divulgação)The Sims 3 (Foto: Divulgação)

- Volta ao Mundo: a primeira expansão do terceiro capítulo é uma mescla de Em Férias com Bon Voyage. Nela, os Sims podem conhecer destinos inspirados na China, Egito e França e aprender costumes das culturas, caçar tesouros e visitar os famosos monumentos.

- Ambições: os sonhos e desejos dos personagens são levados ao extremo nessa expansão em que, entre as dezenas de opções, é possível se tornar um bombeiro herói, inventor famoso, exímio detetive até um estilista exuberante.

- Caindo na Noite: a expansão mais recente amplia as opções de Vida Noturna e explora tudo o que de uma grande cidade pode oferecer a noite, como festas exclusivas com celebridades, bares temáticos e até mesmo tocar em casas de show com a sua própria banda.


Aventura pelos consoles e derivados

A franquia fez tanto sucesso nos PCs que ao longo de sua existência surgiram várias versões para os consoles Game Boy Advance, Game Cube, PlayStation 2, Xbox, Nintendo DS, PSP, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii, e inclusive para celular. Muitas delas acabaram sendo duramente criticadas pela inferioridade gráfica comparada aos computadores e principalmente pela jogabilidade pouco funcional.

Os títulos que foram lançados para os consoles foram: Bustin’ Out (2003); The Urbz: Sims in the City (2004); The Sims 2 (2005); The Sims 2: Mobile (2005); Pets (2006); My Sims (2007); Castaway (2007); Apartment Pets (2008); e The Sims 3 (2009). A franquia também teve três spin-offs desenvolvidos para computadores com menor desempenho, foram eles: Histórias da Vida (2007); História de Bichos (2007); e História de Náufragos (2008).

A próxima aposta da EA está no lançamento de The Sims Medieval que vai seguir uma linha independente da série principal com ambientação na Idade Média. No novo game será possível criar heróis, armamentos e partir para aventuras, duelos e missões. O game deve levar todo o universo da franquia para o passado em meio a reis, bruxos, cavaleiros, ferreiros e muita magia. The Sims Medieval está previsto para chegar às lojas em 22 de março de 2011.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares