Internet

25/02/2011 18h34 - Atualizado em 06/10/2011 18h49

Robonaut 2 é o primeiro astronauta robô no espaço e ainda tem Twitter

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

A agência espacial americana Nasa enviou para o espaço, na quinta-feira (24), pela última vez o ônibus espacial Discovery, que se aposentará logo em seguida. Com a saída de uma tecnologia ultrapassada, entra outra mais avançada. Pela primeira vez, a missão conta com o andróide Robonaut 2, desenvolvido para auxiliar os astronautas em tarefas externas no inóspito ambiente da órbita terrestre.

Robonout 2 (Foto: Divulgação)Robonout 2 (Foto: Divulgação)

"Estou empolgado por ser parte da tecnologia atual e futura de nossa nação. Os investimentos são críticos tanto para nosso futuro no espaço quanto para a vida na Terra", disse o robô. Sim, a máquina posta mensagens no Twitter e ainda usa o cliente TweetDeck para tal. "Estou no espaço. ALÔ UNIVERSO!!", comemorou ao entrar em órbita. Apesar de afirmar ser pacífico, suas respostas (e não são poucas) são bem humoradas. "Robôs não precisam comer! Meu estômago está cheio de cérebros - meus!", brinca.

Robonout 2 (Foto: Divulgação)Robonout 2 (Foto: Divulgação)

Na verdade, o perfil do Robonaut 2 é comandado por seres humanos na Terra. Como ele mesmo declarou, "tecnicamente eu continuo adormecido na área de cargas da espaçonave". Apesar de não ter pernas, ele pesa cerca de 150 kg. Claro que isso não tem importância alguma no espaço, onde a ausência de gravidade garante ao Robonaut 2 completa mobilidade.

Conversar pelo Twitter definitivamente não é a única tarefa do Robonaut 2. Desenvolvido por uma parceria entre a Nasa e a General Motors, a máquina tem a capacidade de lidar com ferramentas delicadas graças às mãos em formato humano. Dessa forma, o R2 pode encarar todos os riscos de fazer caminhadas externas para efetuar instalações ou consertos, substituindo astronautas que normalmente fariam essas tarefas e os poupando dos riscos de se expor às radiações espaciais.

Ao custo de US$ 2,5 milhões, ele ainda tem 350 sensores, 38 processadores PowerPC, quatro câmeras normais e uma infravermelho. Em dois dias, junto com a tripulação da Discovery, ele chegará à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em Inglês) para completar sua missão.

Via: Nasa e Cnet

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Francisco Rios
    2011-02-28T15:29:05

    O Twitter já dominou o mundo, agora parte para outros planetas! Acho meio forçado um robô twittando, mas, enfim, está ocorrendo