Sistemas Operacionais

18/02/2011 14h00 - Atualizado em 14/07/2011 07h02

Smartphone Nokia com Windows Phone 7 é oferecido de graça para desenvolvedores

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo
Nokia E7 e Windows Phone 7 (Foto: Reprodução)Nokia E7 e Windows Phone 7 (Foto: Reprodução)

A decisão da Nokia de trocar os sistemas Symbian e MeeGo pelo Windows Phone 7 pode não ter agradado muito aos desenvolvedores de aplicativos, mas a empresa pretende mudar essa opinião. Um e-mail interno da companhia finlandesa prometeu gratuitamente aparelhos para os que integrarem o programa Launchpad para criação de softwares.

A gigante dos celulares promete, sem custo algum, um Nokia E7 equipado com o WP7 assim que estiver disponível. O incentivo ainda conta com suporte técnico por três meses e avaliação de aplicativos também de graça, além de acompanhamento de suporte estendido a modelos de negócios.

Claro, o programa Launchpad em si não é gratuito – requer uma anuidade de 300 euros, equivalente a R$ 680 -, mas tem o primeiro ano de assinatura sem custos. Com ele, desenvolvedores autônomos ou em empresas podem acessar kits de desenvolvimento (SDK), APIs, promoções na Ovi Store e convites para eventos de treinamento da companhia como o Nokia World ou Nokia Developer Summit.

Isso provavelmente vai aumentar as chances de vazar imagens e especificações dos primeiros aparelhos da companhia equipados com Windows Phone 7, o que pode também até servir como publicidade positiva se o gadget tiver potencial. Ou não, agravando ainda mais o problema dos fãs da Nokia insatisfeitos com a parceria com a Microsoft.

A gigante finlandesa dos celulares e a criadora do Windows anunciaram no começo do mês uma aliança para promover o sistema operacional WP7 e recuperar o mercado de smartphones após a estagnação dos softwares Symbian e MeeGo. O plano não agradou a todos, gerando inclusive protesto de funcionários da Nokia e certa desvalorização de ações da empresa.

Via: Slashgear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares