Tablet

01/02/2011 11h56 - Atualizado em 14/07/2011 07h05

Sony considera lançar PlayStation Suite para o iOS

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Imagine poder jogar clássicos do PlayStation original ou mesmo do PSP no seu iPhone, iPod touch ou iPad? Até a semana passada, esta era uma realidade destinada apenas aos donos de smartphones equipados com o Android e o futuro serviço PlayStation Suite. No entanto, o diretor executivo da Sony, Kaz Hirai, afirmou que a empresa ainda está aberta a “outros sistemas operacionais”.

ps one (Foto: Divulgação)Ridge Racer no seu iPhone? (Foto: Divulgação)

Já havia especulações sobre isso quando Hirai não mencionou qualquer exclusividade ao Android quando descreveu o PlayStation Suite durante o evento na semana passada em Tóquio (que também apresentou ao mundo a nova geração do PSP, o NGP). De fato, o executivo deixou claro que a idéia era prover o serviço para diversos outros aparelhos.

Durante uma rodada de entrevistas à mídia japonesa após o evento, Hirai confirmou que há a possibilidade de levar o PSS para os aparelhos da Apple. Embora o foco inicial seja no Android (com a especificação mínima de ser na versão 2.3), a Sony estaria ainda considerando o Windows (possivelmente a versão mobile) e o iOS, embora ainda não haja como a empresa proporcionar compatibilidade com outros sistemas durante a primeira fase do lançamento.

Isso se evidencia com a restrição a smartphones no início, deixando os tablets para logo depois. Mas a meta é incluir o serviço em equipamentos tão diferentes como a versão do Google TV da própria Sony.

Google TV (Foto: Divulgação)Google TV (Foto: Divulgação)

Aprovação

Para garantir que o game funcione perfeitamente, com gráficos fluidos e precisão na jogabilidade com o touchscreen, a gigante japonesa lançará o programa de licença PlayStation Certified. O processo irá analisar e estabelecer um ecossistema que rode em hardware certificado pela Sony – não chega a ser no nível de uma App Store, mas ainda garantindo um mínimo de qualidade para o funcionamento. Claro, tudo isso sob a condição de que desenvolvedores paguem royalties no lucro das vendas.

Só que isso pode desagradar a Apple, que prefere o seu próprio sistema na hora de aprovar ou não aplicativos. Outro problema, ainda que afete também alguns dos smartphones com o Android, é a falta de botões físicos no iPhone, iPod touch e iPad. A jogabilidade é severamente prejudicada em alguns momentos, como é nítido na versão de Rayman 2 do PlayStation original para o iOS lançada pela Gameloft. Como a Sony vai driblar essas dificuldades, só saberemos no final do ano ou começo de 2012, quando o PlayStation Suite será lançado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares