Tablet

11/02/2011 17h52 - Atualizado em 14/07/2011 07h03

Tablet BlackBerry PlayBook vai rodar aplicativos do Android

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Regra número um para um sistema operacional fazer sucesso: ter interface fluida pelo touchscreen. Regra número dois: oferecer muitos, mas muitos aplicativos. A Research In Motion (RIM), que fabrica os smartphones BlackBerry, pretende resolver os dois problemas com seu novo tablet PlayBook, oferecendo inclusive compatibilidade com apps para o Android.

PlayBook (Foto: Divulgação)PlayBook (Foto: Divulgação)

A ideia, ainda não oficializada pela RIM, poderia deixar o PlayBook em condições de igualdade para competir com o iPad e seus milhões de softwares para iOS. Mas a fabricante canadense pretende utilizar uma solução própria para adaptações em vez do software baseado em Java do Google, o Dalvik.

Segundo informações levantadas pela Bloomberg, o motivo de não adotar a plataforma Dalvik para permitir a compatibilidade com os aplicativos Android teria sido a recente disputa legal entre a Oracle e o Google. A dona do Java acusa a gigante de buscas de ter copiado linhas de código em seu sistema operacional.

Mas a manobra da RIM faz muito sentido. Há cerca de 20 mil aplicativos para o sistema BlackBerry, possivelmente sem compatibilidade total com a versão touchscreen do OS. Já o Android Market, a loja de apps virtual do Google, conta com 200 mil softwares. Agora, se isso significará que o PlayBook não contará com muito suporte nativo (por meio do WebWorks e Adobe AIR), só o tempo dirá.

O tablet da RIM, apresentado em setembro de 2010, terá tela sensível ao toque de 7 polegadas com resolução 1024 x 600 pixels, processador Cortex A9 dual-core de 1 GHz, 1 GB de memória RAM, câmera de 3 megapixel na frente e outra de 5 megapixel na traseira capaz de gravar vídeo. O PlayBook deve ser lançado no mercado norte-americano em março.

Via: T3 Magazine e Bloomberg

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares