Video game

15/02/2011 19h32 - Atualizado em 14/07/2011 07h02

TechTudo entrevistou uma das lendas do Tekken no Brasil

Maurício Huffel
por
Para o TechTudo

Há muito tempo, os jogos de luta fazem a cabeça dos jogadores de videogame tanto em consoles quanto em arcades (máquinas de fliperama), pois um de seus principais atrativos é o desafio proporcionado pelos chamados fighting games – afinal de contas, nada como sentir aquele “frio” na barriga e as mãos suarem a partir do momento em que o player 2 entra na jogada, a fim de testar suas habilidades naquele jogo de luta preferido.

Tekken (Foto: Divulgação)Tekken (Foto: Divulgação)

Por falar em habilidade, o TechTudo entrevistou uma das lendas do Tekken – uma das franquias de jogo de luta mais famosa do mundo – aqui de nosso país. Estamos falando de Ronaldo Pozza, ou como é conhecido entre os “tekkenmaníacos”, Metal Maniac. Um dos integrantes do time de Tekken, localizado no estado do Rio Grande do Sul, chamado “STF” – Força do Tekken no Sul.

Sua equipe de Tekken vem ganhando destaque no cenário nacional a partir da conquista de alguns campeonatos realizados no país, assim como pela publicação de diversos vídeos demonstrando combos insanos e até mesmo “armadilhas” – conhecidas como traps – que podem ser usadas no jogo, aniquilando de vez a barra de energia de seu oponente.

Ronaldo nos contou um pouco sobre como tudo começou em sua carreira de jogador de Tekken, como está nosso país hoje com relação ao apoio a estes jogos e alguns de seus desejos. Confira a entrevista:

TechTudo: Há quanto tempo você joga Tekken e desde quando começou a levar o jogo mais a sério?

Ronaldo: Bom… jogo Tekken desde a primeira versão, mas jogar para valer mesmo – com seriedade – foi a partir do Tekken 5. Na época, eu e o Adriano “Bombril” (outro membro do STF) começamos a estudar o jogo, e logo em seguida meu primo Diego “Master Lau”, e os demais do time.

TechTudo: Qual é a sua rotina de treinos atualmente?

Ronaldo: Ultimamente, a freqüência de treino baixou um pouco – estamos só gravando algumas coisas mesmo. Mas há pouco tempo treinava em torno de 5 horas por dia, às vezes um pouco mais.

tekken (Foto: Divulgação)Ronaldo Pozza (Foto: Divulgação)

TechTudo: Quais dicas você daria para os jogadores que levam o jogo a sério e buscam evolução em seu estilo de jogo?

Ronaldo: Bem, eu diria para estudar bastante a parte da Frame Data (tabela com os valores atribuídos para cada golpe dos personagens do jogo) de todos os personagens. Por mais que você utilize apenas um personagem, sempre é bom saber com qual ataque você poderá responder um golpe recebido, e também saberá qual o melhor momento para fazer um ataque seguro.

TechTudo: Atualmente, o cenário de jogos de luta cresce a cada dia no exterior. O que você acha que poderia ser feito para que isso ocorresse no Brasil também?

Ronaldo: Realmente, em países da Europa e nos Estados Unidos são realizados vários eventos de grande porte – hoje em dia não é apenas a Ásia que está na ativa. Acho que o principal é não desistir. A galera que gosta do jogo tem que se unir mais, tentar realizar eventos, e principalmente para tentar fazer com que algum jogador daqui do Brasil vá para o exterior enfrentar os jogadores de lá. Em julho vai acontecer um evento nos Estados Unidos que se chama EVO - um dos mais importantes eventos de Fighting Games do mundo. Sem dúvida é uma ótima oportunidade para algum brasileiro mostrar seu trabalho por lá. Se isso fosse possível e tivéssemos um bom resultado, os jogadores brasileiros ganhariam mais notoriedade no cenário de Tekken.

Personagens de Tekken (Foto: Divulgação)Personagens de Tekken (Foto: Divulgação)

TechTudo: Na sua opinião, quais são os países que estão mandando bem em Tekken atualmente, e quais são os estados mais fortes daqui do Brasil?

Ronaldo: Os países asiáticos, como Coréia e Japão são os que mais se destacam. Mas falar que um é melhor que outro é complicado. Acho que o jogo da Coréia é mais “técnico”, já o Japão é tem um jogo mais objetivo – temos os Estados Unidos, que também estão crescendo bastante. Com relação ao nosso país, creio que os estados que mais se destacam são: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Rio Grande do Sul – não necessariamente nesta mesma ordem.

TechTudo: Fale um pouco sobre sua equipe de Tekken, o STF.

Ronaldo: Bom, a “força do Tekken no Sul” anda bem na ativa, se for falar da parte dos vídeos, claro! (risos). Estamos para lançar mais um vídeo bem interessante – vai se chamar “Solid Than a Rock”. Posso adiantar que seguirá a linha dos outros, mas desta vez usaremos apenas um personagem por vídeo. Bons tempos do Tekken 5, onde quase todo mundo jogava, e tinha tempo para se aprimorar também. Acho que estamos precisando de reforços! (risos)

TechTudo: Quais são os planos do STF para o futuro?

Ronaldo: Nossa idéia principal é que algum de nós consiga jogar fora do país. Acredito que já está mais do que na hora de termos este teste, mas não será uma tarefa fácil. Continuaremos divulgando nosso trabalho com os vídeos, pois é uma ótima maneira de mostrar o trabalho e também ajudar na divulgação. Além disso, planejamos organizar um grande evento por aqui, mas isso só pode acontecer se houver parceria também. Queremos convidar mais um jogador para participar da equipe, mas como eu disse, são planos para o futuro – talvez, um futuro próximo ou talvez longínquo! (risos)

TechTudo: Agora, fique à vontade para dar o seu recado.

Ronaldo: Primeiramente, agradeço muito por esta entrevista – fiquei muito honrado por ter recebido o convite. Peço também que ninguém desista, pois só com a ajuda de todos as coisas realmente irão melhorar – acredito que algum dia ainda poderemos ter a cena do Tekken brasileiro no nível de alguns países do exterior. E aproveito para divulgar o evento que teremos Campinas/SP, no dia 20 de março – e que provavelmente terá a cobertura do TechTudo.

Confira abaixo um dos diversos vídeos criados pela galera brasileira. Combos e “jogadas ensaiadas” para nenhum jogador botar defeito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Silva
    2011-02-16T12:24:26

    Tekken eh um bom jogo mas eh meio complicado e pra mim a parte de atacar o personagem que estão no chão sem defesa eh meio chato quando vc eh principiante(quando vc eh atacado lógico) mas eh um super jogo de luta e com o tempo vc aprende algumas coisas e passa a gostar eu comecei jogando tekken 3 e agora ainda jogo tekken 5 o unico defeito da série e trazer sempre os mesmos personagens, as vezes aparecem personagens novos e saem velhos mas apesar de tudo pra quem gosta de luta esse jogo eh um prato cheio