Tablet

09/02/2011 16h18 - Atualizado em 14/07/2011 07h04

Tecnologia da Alcatel pode ampliar capacidade e reduzir tamanho das torres de celular

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Novidades importantes para o mundo da telefonia, que podem significar em uma infra-estrutura mais barata e melhor para os usuários de celulares. A Alcatel-Lucent apresenta um novo hardware para as redes de telefonia móvel chamado ligthRadio, que segundo a empresa, é capaz de dobrar os pontos de acesso das redes de celular, com um tamanho muito menor que as torres atuais, e com seu custo cortado pela metade.

Alcatel Cube (Foto: Divulgação)Alcatel Cube (Foto: Divulgação)

A Alcatel-Lucent está usando a divisão Bell Labs R&D para desenvolver essa nova tecnologia, que tem como conceito básico instalar essa nova infra-estrutura em pontos estratégicos da cidade que adotar o sistema, conectando os pontos nas torres, utilizando cabos de fibra ótica para interligá-los. Os custos são reduzidos não só na confecção das caixas, mas principalmente na sua manutenção, pois dispensa a necessidade de deslocamento de técnicos de manutenção para áreas remotas.

Outro ponto de vantagem do lightRadio é que a interligação entre os pontos é mais rápida, permitindo um acesso à rede a partir de vários pontos de conexão, o que resulta em um acesso mais rápido, principalmente para download de conteúdo, uma vez que o usuário vai utilizar a banda de conexão de vários pontos, e não de apenas uma rede.

O lightRadio pode ser atualizado de forma simples e rápida, através de atualizações de software. Além disso, em caso de colapsos de rede ou falhas, o sistema não cai, pois funciona em conjuntos agrupados entre 8 e 10 unidades, sendo que, quando uma falha, outras duas continuam a operar sem problemas.

Por fim, a emissão de sinal é 30% mais eficiente, com um consumo de energia cortado pela metade, uma vez que o sistema exige um menor resfriamento de suas peças. Não há datas de lançamento para o produto, que ainda está em desenvolvimento para chegar o mercado.

Via: Electronista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares