Tablet

07/02/2011 17h49 - Atualizado em 14/07/2011 07h04

Versão web do Android Market pode deixar celulares vulneráveis a ataques

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Um dos itens que usuários de Android mais requisitavam ao Google era poder navegar pela loja de aplicativos direto no navegador, sem a necessidade do celular em mãos. Com a apresentação do Honeycomb na semana passada, o Google atendeu a esse pedido. Mas segundo a firma de segurança Sophos, essa atitude pode ter deixado o Android mais vúlnerável.

Android Market (Foto: Reprodução)Android Market (Foto: Reprodução)

Com o lançamento da loja, a gigante da web também deu aos usuários a habilidade de instalar aplicativos no smartphone direto do navegador, sem a necessidade de ler códigos QR ou mesmo de entrar na loja do celular. E é nesse ponto que a Sophos diz que há um problema. Como não há uma janela de confirmação ao instalar aplicativos, o celular pode receber aplicativos sem que o usuário saiba.

Hackers poderiam, por exemplo, instalar programas com malware ao fazer login com a conta do Google de donos de Android pelo Market Web e iniciando a instalação. Para isso, claro, as pessoas mal-intencionadas teriam que roubar os dados de login e senha de pessoas que tenham celulares com o sistema e ainda conseguir fazer um aplicativo com malware aparecer na loja online do Google.

Ambas as possibilidades não são tão pequenas assim, afirma a Sophos. Mas o Google poderia também aumentar a segurança ao colocar ao menos uma caixa de confirmação antes de um aplicativo ser instalado no celular, deixando o usuário do Android mais alerta de que algo está acontecendo sem a sua autorização.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares