Tablet

28/02/2011 18h37 - Atualizado em 14/07/2011 07h01

VMware leva virtualização para smarthones Android

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo
LG Optimus Black (Foto: Reprodução)LG Optimus Black (Foto: Reprodução)

Virtualização, ou seja, a simulação de um sistema operacional dentro de outro OS, ainda é um assunto muito pouco conhecido para o consumidor final, mas para empresários já é uma realidade há algum tempo. Mais recentemente, o recurso evoluiu ao ponto de poder ser utilizado em smartphones. É o caso do app da VMware para Android, desenvolvido para separar informações pessoais dos negócios em um único aparelho.

O aplicativo permite duas versões do sistema operacional do Google rodando simultaneamente e independentemente, sendo que uma delas é controlada pelo usuário, enquanto a outra é gerenciada pela empresa. Claro, isso não teria utilidade se não fosse possível trocar entre os dois sistemas de forma suave, sem a necessidade de reiniciar o smartphone.

A virtualização no Android foi demonstrada em um LG Optimus Black pelo diretor de gerenciamento de produto da VMware, Hoofar Razivi, na Inglaterra: “usuários têm a liberdade de instalar qualquer aplicativo que quiserem no lado pessoal, enquanto empresas podem configurar as políticas de segurança e gerenciar apps no lado corporativo”, disse Razivi na ocasião.

Uma das medidas para manter a salvo os dados críticos da companhia é o desligamento de recursos como “copiar e colar”, câmera do aparelho, GPS e Bluetooth. Os dados podem ser monitorados à distância por meio do cliente VPN já instalado no sistema virtualizado, visando apenas o lado da empresa.

Como esse sistema simulado roda em um servidor remoto, o software é compatível com qualquer versão do Android, desde que o aparelho tenha as configurações necessárias para rodar o aplicativo em si. A VMware inclusive planeja o suporte para outras plataformas, o que sugere uma esperança para fãs do BlackBerry, Symbian, Windows Phone e iOS que não queiram mais ter de utilizar dois smartphones para separar o trabalho da vida pessoal.

Confira abaixo no vídeo como funciona a ferramenta.

Via: V3

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares