Sistemas Operacionais

22/02/2011 14h18 - Atualizado em 14/07/2011 07h01

Windows 8 com foco em tablets seria apresentado em setembro

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo
Mockup do Windows 8 (Foto: Reprodução)Mockup do Windows 8 (Foto: Reprodução)

Após o relativo fracasso de crítica e vendas do Vista, o Windows 7 ganhou boa aceitação do público e garantiu seu lugar nos computadores em 2009. Desde então, o sistema operacional da Microsoft viu o mercado mudar gradualmente de foco, dos desktops para notebooks e, atualmente, com o promissor nicho dos tablets. Então chegou a hora da empresa comandada por Steve Ballmer revidar com a próxima geração.

Mary Jo Foley, especialista em Microsoft, divulgou na segunda-feira (21) um slide que seria a representação da linha do tempo da empresa para o lançamento do Windows 8, também chamado como Windows.next. Especialista na indústria de tecnologia há 25 anos e autora de livro sobre a companhia, Foley garante ter 99,99% de confiança na veracidade da imagem.

Slide com o Windows 8 (Foto: ZDNet)Slide com o Windows 8 (Foto: ZDNet)

O que o slide afirma é que haverá grandes marcos no planejamento para o próximo Windows, incluindo o lançamento da versão beta logo após a conferência de desenvolvedores profissionais (PDC, na sigla em inglês), que a Microsoft realizará em setembro. Uma segunda versão beta chegaria em 2012, com a versão final sendo lançada no meio desse ano.

Foley acredita também que o Windows 8 será focado em tablets, ou como a Microsoft os chama, “Lap PCs”. Isso significa que a interface será mais integrada com as telas sensíveis ao toque, bem como a Apple já faz com o iOS para iPhone, iPod touch e iPad. A Dell inclusive já estaria planejando mostrar um tablet equipado com a nova geração do sistema operacional em janeiro do próximo ano, na CES.

Como era de se esperar, a empresa não comenta o caso, mas também não desmente. Só que outros supostos vazamentos, segundo Mary Jo Foley, corroboram as informações. E, pelo que parece, a Microsoft parece estar cumprindo a agenda em dia, exatamente como agiram com o Windows 7. Isso significa que, provavelmente no terceiro semestre de 2012, já teremos o sistema no mercado. E se ele terá uma mudança tão radical quanto dizem os rumores, descobriremos ainda em 2011.

Via: ZDNet

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares