02/03/2011 18h43 - Atualizado em 14/07/2011 07h00

20 Anos de Street Fighter II

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Parece até mesmo ontem que surgiu a máquina de luta que separaria homens de meninos. Uma máquina onde somente o melhor de dois jogadores podia continuar jogando e ser derrotado e, conseqüentemente, significava se encolher em sua insignificância e chorar como uma garotinha… espere, acho que foi ontem mesmo, era terça-feira de Street Fighter II.

Street Fighter II (Foto: Divulgação)Street Fighter II (Foto: Divulgação)

Há vinte anos atrás, contra todas as chances, surgia a sequência que mudaria o mundo dos jogos. O primeiro Street Fighter era um jogo diferente, até mesmo esquisito, e seria esquecido em troca de Final Fight, que era originalmente o Street Fighter II, mas aquele era um jogo que simplesmente não poderia deixar de existir.

Quando finalmente Street Fighter II, como o conhecemos hoje, foi lançado, iniciou um efeito massivo que se alastrava sem parar por todos os fliperamas. Nunca antes um jogo possuíra tantas possibilidades e técnicas que podiam ser confrontadas diretamente uma contra a outra na busca por quem seria o melhor.

Desde então vieram séries e mais séries de Street Fighter II, como Street Fighter II: Champion Edition, Street Fighter II Turbo, Super Street Fighter II, e quando não mais se imaginava poder seguir em frente, séries como Street Fighter Alpha e Street Fighter EX foram lançadas. Mas nunca o fenômeno foi reproduzido, todas viveram na sombra do maior de todos os tempos.

Street Fighter II como todos os grandes clássicos, refletia em cada um e criava um fenômeno individual e local onde quer que fosse. Fazia línguas dobrarem para todos seus “róiuken” e “alexful“, incitava a imaginação para cada “Tiger Robocop” e transformava palavras normais como “Facão” ou “Bolinha” em termos comuns em conversas entre jogadores. A língua do Hadouken era universal.

São 20 anos de Street Fighter II, 20 anos de um conjunto de lendas que fizeram por merecer serem chamadas de mitologia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Cunha
    2011-03-03T11:24:18

    Quem escreveu este artigo realmente viveu o Street. Soco deixou de ser soco e passou a ser chamado de Roiuken.

  • Diogo Cardoso
    2011-03-03T10:40:00

    Rafael Monteiro parabéns pela matéria e principalmente pelas palavras, foi simplismente excepcional suas frases, possivelmente de um jogador nato do grandiosíssimo Street Fighter II, parabéns cara! Eu amo este jogo, hoje sou quase adulto (25 anos) e jamais deixarei de jogar este game. Abraços a todos.

  • Cedrick Silva
    2011-03-03T10:37:26

    Serio mesmo, arrepiou so de ler a meteria e lembrar de toda a infancia, tudo q joguei,saudades desse tempo..

  • Yucatan Costa
    2011-03-03T09:38:11

    E dizer que 20 anos atrás eu participei disso tudo... e continuo participando até hoje. Joguei SF1, SF2, SF2', SF 2 Turbo, Super SF 2, Super SF2 Turbo, SF alpha 1, 2 e 3, SF 3 (1, 2 e 3) e agora sigo jogando SF4. É sem dúvidas o melhor jogo de lutas de todos os tempos. Posto incontestável

  • Dulce Pereira
    2011-03-03T09:23:32

    20 anos de street fighter 2 merecia bem mais que uma materia amadora igual essa...

  • Wagner Nascimento
    2011-03-03T09:20:28

    Eternamente em minhas memória e de minha geração. O booommm da CAPCOM.

  • Uilson Junior
    2011-03-03T08:34:02

    HA 20 ANOS ATRAS, MUITA FILA NA PORTA DOS FLIPERAMAS, E LANCHONETES, TEMPOS BONS QUANDO TRAMPAVA DE OFFICE-BOY.... NO CENTRÃO DE SÃO PAULO. QUEM VIVEU SABE O QUANTO ERA BOM A RUA 7 DE ABRIL, GALERIAS NA AV. SÃO LUIZ... E TROCAVAMOS UMA IDEIA DO GUICHE DA PANAM... E DA VARIG NA RUA DA CONSOLAÇÃO A TÁ E MUITA ESCAPADA PELA PORTA DE TRÁS DO BUSÃO NA RUA AUGUSTA... RADUKENNNNNNNN.....

  • Reynaldo Meirelles
    2011-03-03T07:27:08

    O melhor de todos.

  • Noemy Carvalho
    2011-03-03T06:56:51

    Meu nome e Renato estou usando o email da minha esposa parabens pela materia o melhor sem duvida com todas as sua trasformações esta materia me fez ate para um pouco no tempo que tempo bom que não volta numca mais vlw materia 10.0000

  • Alberto Troise
    2011-03-03T02:11:13

    A galera desacreditava, muitas vezes arumei briga de verdade como um moleque de um bairro violento proximo do centro de SP,ja desligaram a maquina me ameacaram de bate se eu nao voce embora etc. apesar de ter tido uma infancia pobre isso me ajudo a pensa em solucoes na vida adulta e a ser mais criativo, hoje estou estudando na australia, mas logo quero voltar pro Brasil. Uma coisa engracada essa semana atraves da globo.com eu achei ST2 e jogei com o ken e salvei na segunda, nossa e fazia um tempao que nao jogava e ainda senti emocao ao joga. jogo com todos, mas no VS usava mais o ken...

  • Alberto Troise
    2011-03-03T01:59:06

    Nossa que saudades do street fighter 2 comecei a jogar com uns 13, 14 anos e ficava confuso com tanto botoes, mas logo me acostumei e na boa fui uns dos melhores jogadores que ja vi jogar era doente, viciado e louco por este game cabulava aula so pra ir pro fliperama jogava com o dinheiro do lanche quando tinha, e quando nao cuidava de carro numa igreja so pra consegui uns trocos, quando ia pra casa na cama antes de dormir ficava criando maneiras novas de detona meus inimigos. lembro que ja fui chamado de maquiana de houguen com o ken fazia cada uma, as vezes perdendo sem pode defende e virava

  • Samuel Lima
    2011-03-03T01:21:54

    Texto pobre e tenebroso!!!

  • Leonardo Borges
    2011-03-03T11:08:25

    Pra mimo porder do Guille seria Sonic Boom e não alexful.... mas no mais essa série é simplesmente o máximo... Vlw Capom...