Sistemas Operacionais

25/03/2011 14h25 - Atualizado em 14/07/2011 06h57

Agora é oficial: BlackBerry PlayBook vai rodar aplicativos do Android

Raíssa Delphim
por
Do Tecnoblog
BlackBerry PlayBook (Foto: Divulgação)BlackBerry PlayBook (Foto: Divulgação)

Muito rumor e pouca confirmação. A gente já suspeitava que o novo tablet da RIM iria rodar aplicativos para Android desde fevereiro, alguns meses depois do produto ser apresentado ao mundo. A RIM não confirmou nada na época. Depois disso, durante uma conferência no início do mês, um dos executivos da companhia disse que eles iriam “apoiar” apps para Android. E agora é oficial: o PlayBook terá suporte a esses aplicativos.

Para tanto, a empresa que também produz os BlackBerry mundo a fora disse que inventou o que ela chama de “app players”. Ao acionar esses players, o usuário terá a chance de usar aplicativos que foram originalmente desenvolvidos para outro sistema, cuja oferta de apps dos mais variados estilos é bem maior.

Não será algo automático, porém. A RIM disse que será preciso “reempacotar” o aplicativo, receber uma assinatura de código-fonte e, só então, enviá-lo para a BlackBerry App World, a loja de aplicativos da empresa. E tem mais: não é qualquer aplicativo que vai rodar no PlayBook. Por enquanto, somente software compatível com Android 2.3 terá vez no novo tablet.

A má notícia fica por conta da restrição a apps específicos para tablet. Desenvolvedores não serão autorizados a usar seus aplicativos baseados em Android 3.0 na App World.
Ainda não há informações sobre como a RIM pretende levar os aplicativos de Android para o PlayBook. A principal suspeita é que a empresa empregue uma máquina virtual, nativa no sistema do PlayBook, para emular o ambiente do Android. Mas nada disso foi confirmado até agora.

Via: DVICE

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares