Sistemas Operacionais

04/03/2011 18h50 - Atualizado em 14/07/2011 07h00

Android é líder no mercado de smartphones nos EUA, mas RIM e Apple são as maiores empresas

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

“O Android vai dominar o mundo”. Essa é uma frase que é dita por especialistas de mercado de tecnologia e jornalistas da área nos últimos dois anos, pelo menos. A dominação mundial está encaminhada, e pelo menos nos Estados Unidos, o Android já é lider, mas segundo estudos recentes da Nielsen, o sistema operacional do Google ainda enfrenta dois grandes obstáculos nessa empreitada: a RIM e a Apple.

O último estudo da Nielsen referente à participação dos sistemas operacionais móveis em território norte-americano foi feito no período correspondente ao final do ano de 2010 e janeiro de 2011. Os resultados desse estudo mostram que o Android é o sistema operacional móvel com maior participação de mercado, com 29% dos telefones ativos. Porém, seus adversários ainda estão muito próximos. A Research In Motion, com os aparelhos BlackBerry estão com 27% de participação, enquanto que o iOS da Apple possui os mesmos 27%. Logo, são considerados os três principais sistemas operacionais móveis em atividade no território norte-americano. Na sequência, temos o Windows (e suas variações), o webOS (da Palm/HP) e o Symbian.

Menos de 1% dos robozinhos verde são Gingerbread  (Foto: Divulgação)Android (Foto: Divulgação)

 

Analisando esses números, podemos dizer que RIM e Apple ainda são as maiores empresas de telefonia, uma vez que, mesmo o Android estando na liderança, eles dividem essa posição distribuindo seu sistema com diversos fabricantes, como HTC, Samsung, Motorola, e outros, enquanto que a RIM e Apple utilizam prioritariamente os seus próprios telefones para colocar os seus sistemas.

Essas análises são valiosas para que os fabricantes desenvolvam suas futuras estratégias de mercado. Por exemplo, especulações de que o BlackBerry Messenger para iOS e Android e a presença do sistema operacional Android no tablet PlayBook. Análises como a da Nielsen podem determinar como um fabricante pode expandir o eco-sistema de um aplicativo ou sistema operacional.

E esse tipo de perspectiva afeta os concorrentes. A Apple, por exemplo, desenvolvendo o iPhone 5 e lançando um iPad 2. A Nokia se unindo com a Microsoft, com o objetivo de recuperar mercado. Tudo isso pode fazer esse quadro mudar nos próximos meses, e isso faz com que o mercado de telefonia móvel seja um dos mais movimentados e competitivos do mundo da tecnologia.

Via: Nexus404.com

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares