Computadores

01/03/2011 12h13 - Atualizado em 14/07/2011 07h01

Apple mostra prévia do Mac OS X Lion

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

A próxima versão do sistema operacional da Apple, o Lion, quem diria, será fortemente influenciado pelo iPad – ou melhor, o iOS. Na verdade essa tendência já começou com o lançamento da Mac App Store, a loja online de aplicativos para o Mac ne mesmo estilo da App Store do iPhone, iPod e iPad. Além da já conhecida loja, tem muitas outras novidades inspiradas no iOS.

Launchpad no Lion (Foto: Reprodução)Launchpad no Lion (Foto: Reprodução)

O Launchpad é outra funcionalidade herdada do tablet e que fará parte da lista de recursos do Mac OS X Lion. Basta um clique no ícone da Dock para que todas as janelas abertas desapareçam e tela seja tomada pelos aplicativos instalados no seu Mac. Dependendo do número de programas, você precisará deslizar a página para a direita para visualizar outros aplicativos. Quando um novo aplicativo é instalado, ele automaticamente é adicionado ao Launchpad, e basta que você arraste os ícones para organizar seus apps da forma que preferir.

O modo de exibição de aplicativos em tela cheia é mais uma inspiração no iPad. O objetivo é evitar distrações, mantendo o foco no que realmente interessa e aproveitando melhor a área útil da tela do seu Mac, uma excelente opção para programas que exigem bastante espaço, como editores de fotos e vídeos. O melhor de tudo, porém, é que você poderá alternar entre seus aplicativos sem sair do ambiente de tela cheia. Para isso, basta deslizar apenas um dedo sobre o trackpad.

Version no Lion (Foto: Reprodução)Version no Lion (Foto: Reprodução)

Outras novidades interessantes são o recurso "Gravação automática" e "Versions". O primeiro, como o nome sugere, promete salvar automaticamente seu trabalho enquanto você trabalha — recurso que lembra o Google Docs. Enquanto o outro cria cópias automática dos seus documentos toda vez que ele é aberto e a cada hora. Dessa forma, se você precisar reverter seu trabalho para uma versão anterior, poderá compará-lo lado-a-lado em uma interface parecida com o Time Machine e escolher o ponto que deseja retornar.

Mas quem pensou que o Lion será apenas uma inspiração de outros produtos está enganado. O "Resume" é um excelente exemplo de inovação e promete fazer a diferença na próxima versão do sistema da Apple. O novo recurso permitirá que você reinicie seu Mac após uma atualização de software, por exemplo, e tenha todos os seus apps de volta no exato lugar onde você os deixou. Proposta interessante, não?

Se você está ansioso, saiba que Mac OS X Lion só deverá ser lançado na segunda metade deste ano. Antes de finalizar, porém, é bom ressaltar que os novos recursos do Lion não estarão disponíveis para todos os programas. Apenas aplicativos desenvolvidos para o novo sistema oferecerão suporte ao "Resume", "Versions " e outras novidades.

Via: Apple

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares