Internet

24/03/2011 11h34 - Atualizado em 14/07/2011 06h58

Blogs com WordPress ganham interface otimizada para o iPad

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo
Wordpress para iPad (Foto: Reprodução)Wordpress para iPad (Foto: Reprodução)

A ferramenta WordPress.com é responsável por 18 milhões de blogs no mundo inteiro, então poder aproveitá-la em novas plataformas é sempre é uma boa notícia. A Automattic, empresa da WP, anunciou na quarta-feira (23) o lançamento da nova interface totalmente compatível com o iPad, contando inclusive com recursos touchscreen e personalização fácil.

Com isso, uma página utilizando o WordPress.com fica com uma aparência de aplicativo para tablets, cortesia da companhia Onswipe, de Nova York, que ajudou no projeto. Tudo isso foi possível graças à tecnologia HTML5, que utiliza conteúdo dinâmico (como vídeo, animações ou recursos avançados) em navegadores compatíveis sem a necessidade de plugins como o Flash, da Adobe.

O recurso otimizado para o iPad suporta comandos por meio do toque, deslizar do dedo e rotação da tela. A interface modular permite a personalização completa dos blogs, como mudar a fonte, imagens de fundo e mesmo os temas pré-definidos. A ferramenta também está disponível como plugin para quem possui uma página no WordPress.org.

“O iPad proporciona uma tonelada de novas oportunidades para leitores terem a experiência da web e focar no que interessa: o próprio conteúdo, enquanto faz uso do que é possível agora com os comandos por gestos deslizantes na tela”, disse Jason Baptiste, CEO da Onswipe ao site Mashable. É bom lembrar que isso beneficia também outros tablets, desde que sejam compatíveis com o HTML5.

A novidade é mais um exemplo de como o novo protocolo vem ganhando mais espaço em uma internet ainda dominada pelo plugin Flash. Claro, com grande apoio da Apple, que prega a bandeira contra o programa da Adobe em seus dispositivos iOS. Mas o fato é que criar uma versão otimizada para iPad de um blog permite deixá-lo muito mais atraente para uma nova parcela de usuários que tende a crescer exponencialmente.

Via: Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares