23/03/2011 15h01 - Atualizado em 14/07/2011 06h58

Celulares de São Paulo poderão ser iniciados pelo dígito 5

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

O problema da futura falta de linhas telefônicas em São Paulo parece estar momentaneamente sanado. A Agência Nacional de Telecomunicações anunciou nessa quarta-feira que os celulares da região metropolitana poderão ser iniciados pelo dígito 5, que anteriormente era restrito a telefones fixos.

Atualmente, 500 milhões de assinantes acessam a internet móvel (Foto:  )iPhone 3GS (Foto: Engadget)

Com a nova medida, a expectativa é de que o número de combinações numéricas para telefones móveis melhore. Atualmente são 37 milhões de linhas, que devem pular para 43,9 milhões a partir de 4 de abril, quando a decisão começa a valer de verdade.

Os números de telefone por enquanto continuam a ter 8 dígitos. A diferença é que a Anatel destinava alguns dígitos iniciais (como 3 ou 5) para telefones fixos, enquanto outros dígitos (8 ou 9) ficavam exclusivamente para telefones celulares. Com a mudança, as duas modalidades de telefonia vão compartilhar o dígito 5.

Um dos problemas que poderiam acontecer é com relação à confusão na hora de fazer ligações. Os paulistanos já sabem que números iniciados em 5 são telefones fixos. Caso a chamada seja feita para um celular iniciado por esse dígito, a operadora deverá colocar uma mensagem antes da chamada ser concretizada informando que essa é uma “chamada para celular”. O bolso de muita gente desatenta agradece.

Cabe lembrar que a agência não descarta a adição de um novo dígito a todos os números de celular. No fim de 2012, todos os números da região de DDD 11 receberão o dígito 9 na frente.

Via: Tecnoblog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Silva
    2011-03-23T15:31:32

    As operadoras poderiam limitar linhas de Cel por CPF, amenizaria um pouco... A TIM do RJ já faz isso são 5 linhas por CPF... E proibir as lojas de varejo fazer a venda casada Cel + Chip juntos para quem já tem numero...