Notebook

23/03/2011 19h32 - Atualizado em 14/07/2011 06h58

Documento revela como teria sido Grand Theft Auto

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Um dos jogos mais controversos e revolucionários do mundo dos jogos, Grand Theft Auto, poderia ter sido algo bem mais comedido, segundo indicam os documentos originais revelados por um antigo desenvolvedor da DMA Design, hoje conhecida como Rockstar North, que desenvolveu o primeiro GTA.

Grand Theft Auto  (Foto: Divulgação)Grand Theft Auto (Foto: Divulgação)

Mike Dailly, um dos primeiros empregados da empresa e co-criador de Lemmings, postou em sua conta no Flickr um documento datado de Março de 1995, da época em que ele ainda trabalhava na DMA Design, revelando um jogo chamado Race ‘N’ Chase, um projeto que teria por volta de 1 MB, seria lançado para o PlayStation One, Nintendo 64, Sega Saturno e PC, tanto para DOS quanto para o Windows 95. O desenvolvimento começaria rapidamente, em Abril de 1995.

No documento inicial, Grand Theft Auto ainda era bem diferente. Transcrevendo-o: “O objetivo de Race ‘N’ Chase é produzir um jogo de corrida e batidas de carros multiplayer rápido e divertido que usa um estilo gráfico dos quadrinhos. Jogadores poderão dirigir carros e possivelmente outros veículos como barcos, helicópteros ou caminhões. Carros podem ser roubados, dirigidos, batidos, destruídos (jogando-os contra lojas?) e tem que ser navegados por um grande mapa”.

A idéia de que os jogadores teriam que conhecer bem o mapa para jogar, não era lá uma das mais interessantes. Acreditavam que poderia ser resolvido incluindo uma versão impressa do mapa com o jogo, mas com certeza essa requisição teria sido a morte comercial de Race ‘N’ Chase.

Grand Theft Auto 2 (Foto: Divulgação)Grand Theft Auto 2 (Foto: Divulgação)

Mas um dos modos lembra bastante o que acabou sobrando em Grand Theft Auto. Enquanto os modos voltados para corridas e demolição foram descartados, o modo Bank Robbery colocava jogadores em multiplayer, um representando um ladrão e outro perseguindo-o como a polícia.

O documento também detalha a parte em que Mike Dailly trabalhou, um sistema onde a câmera se aproxima ou se distancia dependendo da sua velocidade, permitindo que você veja mais à frente. Pode parecer algo pequeno, mas quando esse sistema foi comprometido, como na versão do GameBoy Advance, jogares simplesmente perdiam tempo demais batendo ao invés de correndo.

Para quem jogou Grand Theft Auto no computador, nunca havia ficado claro por que havia um modo multiplayer online se a cidade era tão grande e era tão difícil dos jogadores se encontrarem, e uma vez que o fizessem, não havia muito o que fazer juntos. O mistério finalmente chegou ao fim.

Via Edge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares