23/03/2011 16h13 - Atualizado em 14/07/2011 06h58

Engenheiros criam lente que gera imagem 3D naturalmente

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog
Lente 3D (Foto: Reprodução/Slashgear)Lente 3D (Foto: Reprodução/Slashgear)

Na área de pesquisas os cientistas normalmente ficam restritos a imagens em duas dimensões quando analisam alguma coisa em um microscópio. É possível ver mais claramente o objeto estudado com um microscópio 3D, mas assim como as câmeras em 3D, esse tipo de equipamento também custa mais caro do que o normal. Uma lente criada por pesquisadores americanos, no entanto, pode mostrar micro objetos em três dimensões e não deve custar tão caro para produzir.

Os responsáveis pela criação da lente são os pesquisadores Allen Yi e Lei Li, da Universidade Estadual de Ohio. A lente é a primeira no mundo, segundo seus criadores, a ser capaz de exibir uma imagem 3D por si só, sem a necessidade de outra lente. Ela faz isso ao projetar para nove ângulos diferentes qualquer objeto que for colocado no seu centro.

Eles testaram a lente ligando-a em um microscópio e capturando com a câmera do equipamento as imagens geradas. Com a ajuda de um programa de computador, eles conseguiram unir todas elas e criar uma imagem em 3D sem muitos problemas.

Segundo Lei Li, essa nova lente pode ser aplicada na criação de microeletrônicos ou até mesmo de desenvolvimento de dispositivos médicos, que podem requerer componentes minúsculos para funcionarem.

Via: Slashgear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares