Sistemas Operacionais

29/03/2011 17h26 - Atualizado em 14/07/2011 06h57

Galaxy Tab terá Android Honeycomb não-oficial graças a desenvolvedor voluntário

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo
Samsung Galaxy Tab (Foto: Divulgação)Samsung Galaxy Tab (Foto: Divulgação)

Tido como praticamente o único concorrente de peso para o iPad em 2010, o Galaxy Tab original acabou se tornando obsoleto neste ano com o anúncio recente de uma nova geração do tablet da Samsung. Aprópria empresa negou que disponibilizaria uma atualização do sistema operacional Android no aparelho, atualmente com a versão 2.2 (Froyo). Mas a comunidade de desenvolvedores está empenhada em fazer o upgrade sozinha, ignorando as restrições da companhia sul-coreana.

O usuário spacemoose1, membro da comunidade XDA-developers, resolveu portar a versão 3.0 (também chamada de Honeycomb) do Android no Galaxy Tab, e já está exibindo notável progresso. Mesmo tendo que reescrever vários drivers de vídeo do aparelho em substituição aos originais da própria Samsung, o desenvolvedor (há controvérsias no fórum sobre o gênero sexual dele – ou dela) conseguiu inicializar o sistema no tablet e até gravou um vídeo que pode ser visualizado clicando abaixo.


Claro que é possível notar alguns engasgos e uma resposta atrasada do touchscreen, mas é importante lembrar que a adaptação está sendo feita sem nenhuma ajuda do Google ou da Samsung. De fato, os demais membros do fórum XDA-developers apenas ajudam com doações por meio do Pay-pal (usuários estimam que spacemoose1 já teria arrecadado mais de US$ 1 mil na empreitada, embora não haja confirmação).

O desenvolvedor conseguiu o feito com o kit de desenvolvimento de software (SDK, na sigla em inglês) da plataforma, com a provável adição de overclock no processador Cortex-A8 para 1,2 GHz, pouco acima da velocidade original. No entanto, é bom avisar, quando o SDK completo for disponibilizado para poder atualizar o Android do Froyo para o Honeycomb, não será completamente funcional. O usuário spacemoose1 alerta que poderá haver problemas de conexão 3G ou de câmera e que não vai garantir que seja um port perfeito.

“Falando sobre a conversão completa do SDK completo, é um ponto onde eu tenho que realmente escavar fundo com a codificação. O plano é conseguir disponibilizar uma boa versão, fazê-la utilizável universalmente (todas as versões do Tab) e configurar um repositório para que qualquer um possa trabalhar em melhorar isso”, afirma spacemoose1 no XDA-developers. O importante é que mostra que, ao contrário do que alegam as empresas, o Honeycomb pode ser instalado em aparelhos com processadores simples e de menor resolução de tela. Vamos torcer para que tudo continue dando certo!

Via: XDA-developers

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares