Impressora 3D

04/03/2011 18h32 - Atualizado em 26/06/2014 14h44

Impressoras 3D criam objetos comestíveis

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A tecnologia é algo realmente fantástico. Imagine você que, em breve, aqueles nerds que passam madrugadas a fio jogando World Of Warcraft ou programando novos aplicativos para smartphones poderão comer direto do seu computador. Afinal de contas, essas pessoas precisam comer alguma coisa de tempos em tempos, e dá muito trabalho ir até a cozinha pegar alguma coisa pra comer. E, no futuro, a melhor forma de você se alimentar será imprimindo a sua própria comida, em uma impressora 3D.

Impressora 3D gerando a sua comida? (Foto: Reprodução)Impressora 3D gerando a sua comida? (Foto: Reprodução)

É isso mesmo que você leu. No futuro, você poderá imprimir a sua própria comida, utilizando impressoras tridimensionais. A ideia está em desenvolvimento conjunto dos profissionais do laboratório de síntese computacional da Universidade de Cornell e do instituto culinário de Nova York, que pretendem criar objetos comestíveis com as impressoras 3D, normalmente utilizadas para criar protótipos de produtos. No lugar da tinta, os pesquisadores utilizam alimentos processados para criar os objetos.

Os ingredientes utilizados no processo são os mais variados: queijo, chocolate, peru, batata, entre outros. O usuário também pode criar diversos objetos tridimensionais, de acordo com sua criatividade e gosto. Os formatos moldados são todos controlados por computador, em que a pasta a ser moldada é cuidadosamente controlada, para que o resultado final seja minimamente identificável para quem for comer o objeto.

Obviamente, os estudos ainda estão em desenvolvimento, e vai levar um tempo para que o produto final chegue ao mercado. Porém, fica a dúvida: será que esse tipo de impressora vai permitir que o usuário imprima uma barra de chocolate, ou uma barra de cereal? E o mais importante: o gosto do impresso é bom?

Via: Presurfer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares