Acessórios

30/03/2011 20h09 - Atualizado em 14/07/2011 06h57

Jogando Fruit Ninja em um ambiente virtual

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Você não conhece o game Fruit Ninja? Bom, vamos explicar rapidamente: o jogo Fruit Ninja vem de uma proposta que os ninjas não devem ser mais os assassinos tradicionais, mas que precisam manter as suas habilidades de alguma forma. E qual foi a solução escolhida? Exterminar frutas, como laranjas e maçãs (e depois, degustá-las em uma provável salada de frutas).

Experimento com Fruit Ninja (Foto: Reprodução)Experimento com Fruit Ninja (Foto: Reprodução)

Dito isso, estudantes alemães do curso de Ciências Aplicadas da Universidade FH Wedel, desenvolveram um sistema de realidade virtual imersiva, chamada CAVE, que permite que o usuário interaja de forma mais direta com o game Fruit Ninja, dando a impressão que podemos mesmo decepar as frutas que nos são atiradas.

Para o sistema funcionar, eles utilizaram um Wiimote, um sistema de projeção 3D e alto-falantes 5.1, para poder criar o ambiente mais imersivo possível. O sistema de projeção 3D exibe as imagens em uma área com quatro paredes, e o Wiimote é modificado para que o jogador possa cortar as frutas que são “jogadas” em sua direção.

O resultado é realmente muito bom, e esse desenvolvimento mostra as possibilidades que os videogames podem oferecer no futuro à médio/longo prazo. Uma vez que os videogames resolveram adotar de vez os sensores de movimento para aproximar o jogador da ação projetada na tela, não é impossível imaginar o dia em que vamos interagir com objetos tridimensionais através desses mesmos sensores. E, nesse caso, só falta o usuário sentir o líquido jorrado pelas frutas cortadas para ser mais real que isso.

Abaixo, você tem o vídeo que demonstra o experimento:


Fonte: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares