Você não conhece o game Fruit Ninja? Bom, vamos explicar rapidamente: o jogo Fruit Ninja vem de uma proposta que os ninjas não devem ser mais os assassinos tradicionais, mas que precisam manter as suas habilidades de alguma forma. E qual foi a solução escolhida? Exterminar frutas, como laranjas e maçãs (e depois, degustá-las em uma provável salada de frutas).

Dito isso, estudantes alemães do curso de Ciências Aplicadas da Universidade FH Wedel, desenvolveram um sistema de realidade virtual imersiva, chamada CAVE, que permite que o usuário interaja de forma mais direta com o game Fruit Ninja, dando a impressão que podemos mesmo decepar as frutas que nos são atiradas.
Para o sistema funcionar, eles utilizaram um Wiimote, um sistema de projeção 3D e alto-falantes 5.1, para poder criar o ambiente mais imersivo possível. O sistema de projeção 3D exibe as imagens em uma área com quatro paredes, e o Wiimote é modificado para que o jogador possa cortar as frutas que são “jogadas” em sua direção.
O resultado é realmente muito bom, e esse desenvolvimento mostra as possibilidades que os videogames podem oferecer no futuro à médio/longo prazo. Uma vez que os videogames resolveram adotar de vez os sensores de movimento para aproximar o jogador da ação projetada na tela, não é impossível imaginar o dia em que vamos interagir com objetos tridimensionais através desses mesmos sensores. E, nesse caso, só falta o usuário sentir o líquido jorrado pelas frutas cortadas para ser mais real que isso.
Abaixo, você tem o vídeo que demonstra o experimento:
Fonte: Engadget