28/03/2011 17h45 - Atualizado em 14/07/2011 06h57

Parceria da SAGA com GNOMON

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O evento The Union, realizado no dia 15 de março de 2011, foi um encontro feito pela SAGA (School of Art, Game and Animation) e pela GNOMON. A SAGA, escola brasileira de computação gráfica, trouxe ao Brasil grandes profissionais da área de efeitos visuais para um debate e exposição de ideias, além de apresentar novidades para a área de Computação Gráfica ao Brasil.

Porém, o evento foi muito mais que um debate de ideias. Como seu próprio nome sugere, The Union representa, na verdade, a parceria entre a SAGA e a GNOMON na criação de uma escola de computação gráfica no Brasil. Esta notícia é algo surpreendente, pela GNOMON ser a melhor escola de efeitos visuais do mundo e, pela primeira vez em sua história, realizar uma parceria.

Alessandro Bomfim e Alex Alvarez (Foto: Rosa Arrais)Alessandro Bomfim e Alex Alvarez (Foto: Rosa Arrais)

Veja abaixo a entrevista exclusiva ao TechTudo com Alex Alvarez, diretor da GNOMON, sobre a parceira, como o porquê da parceria e sobre suas expectativas.

TechTudo: Vocês já receberam muitas propostas de parceria antes?

Alex Alvarez: Sim, muitas. Já tivemos propostas milionárias vindo da China, do Japão e de diversos países europeus querendo, se não uma filial, uma parceria. Sempre recusamos pois todos vinham “engravatos”, entende? Estavam visando o lucro; em todas as propostas se falava mais de ‘dinheiro’ que de ‘desenvolvimento de talentos’, e esta não é a proposta da GNOMON. Mantemos poucos alunos por esse mesmo motivo, para termos controle da qualidade de cada um e prestar o devido reconhecimento a cada obra de arte produzida lá dentro.

Alex Alvarez anuncia a parceria com a SAGA. (Foto: Divulgação)Alex Alvarez anuncia a parceria com a SAGA. (Foto: Rosa Arrais)

TechTudo: Por que escolheram a SAGA como parceira para a criação desta escola?

Alex Alvarez: A SAGA valoriza muito o trabalho dos alunos, sempre estão expostos nos corredores todas as modelagens ou obras criadas digitalmente, e isto é muito importante. A SAGA anda “lado-a-lado” com a GNOMON no quesito de valorização da arte. Veja bem: nas escolas elementares, os programas artísticos são os primeiros a serem cortados para evitar gastos; isto acontece em qualquer lugar do mundo. A SAGA tem o compromisso de inserir seus alunos no mundo da arte, se preocupa com isso. E também as duas escolas andam “sem pisar nos pés da outra”, pois ela está dedicada a ensinar adolescentes e adultos conceitos fundamentais de ferramentas de edição artística, enquanto a GNOMON está focada em alunos já com graduação, com estilos próprios e já com um portifólio consistente.

TechTudo: O que levou a criar uma escola de computação gráfica no Brasil?

Alex Alvarez: Acreditamos muito no potencial brasileiro. A criatividade das pessoas no Brasil é algo reconhecido no mundo inteiro e isto em todas as áreas. E como já temos experiência de obras de arte de alta qualidade em modelagem 3D desenvolvidas por brasileiros, é um investimento que temos certeza da garantia. Assim, podemos esperar do Brasil, daqui a alguns anos, como um dos mais importantes polos de Computação Gráfica do mundo.

Alessandro Bomfim, CEO e co-fundador da SAGA, deu uma entrevista exclusiva à imprensa sobre esta nova parceria coma GNOMON e da futura escola de computação gráfica no Brasil. Veja abaixo as informações oferecidas por Bomfim:

TechTudo: Qual o nome da escola e onde se localizará?

Alessandro Bomfim: Na verdade ainda não temos um nome definido nem um local específico. Temos algumas opções, mas ainda o pessoal da GNOMON fará uma visita técnica ao país para definir o local que melhor se situará. Sua inauguração será em 2012 e fizemos do The Union sua festa de anunciamento. Queremos atender toda a América do Sul, se tornando uma escola internacional de arte digital.

Alessandro Bomfim dá detalhes da nova escola de computação gráfica. (Foto: Rosa Arrais)Alessandro Bomfim (Foto: Rosa Arrais)

TechTudo: Quais são os projetos para esta escola?

Alessandro Bomfim: Nesta escola ensinaremos o melhor pacote GNOMON, que é o utilizado nos trabalhos em Hollywood. Queremos que nesta sejam criados os profissionais que fomentem a indústria nacional, que o aluno saia já empregado na área, como ocorre com a escola GNOMON. Um exemplo da qualidade do curso está na vinda dos melhores artistas de cada área ao Brasil fechar os módulos e os projetos da turma. Os melhores alunos terão formação complementar nos EUA dentro da GNOMON, com experiência nas melhores empresas de arte digital.

TechTudo: E qualquer pessoa poderá cursar esta escola? Será um curso técnico ou um curso superior?

Alessandro Bomfim: Haverá um processo seletivo rigorosíssimo para entrar nesta escola, que será desenvolvido pela GNOMON. Ainda não há confirmação se o curso será encarado pelo MEC como um técnico/profissionalizante ou superior. Caso seja encarado como Ensino Superior, faremos acordos com o governo para subsidiar alunos carentes.

Não é a toa que o evento foi chamado “Primeira Edição”. Podemos esperar muito mais brainstorms parecidos, ainda mais com a nova parceria com a GNOMON. Em um evento muito bem organizado e com grandes profissionais da área, a SAGA mostra-se cada vez mais importante para a produção de arte digital no Brasil, desenvolvendo talentos e buscando cada vez mais investimentos e atraindo os focos e holofotes para nosso país.

 


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares