Jogos simuladores

29/03/2011 11h41 - Atualizado em 14/07/2011 06h57

Preview: Choplifter HD - O clássico volta em alta definição

TechTudo
por
Para o TechTudo

Um dos clássicos que marcou as gerações 8 e 16 bits está para retornar com um remake em alta definição. É Choplifter HD, pela inXile entertainment, baseado no clássico jogo de helicóptero da antiga geração de consoles.

A maioria dos jogadores brasileiros deve conhecer Choplifter pela sua versão no Master System da Sega, sem saber que o jogo é mais antigo que isso, datando de 1982 no Apple II, para só então ser convertido para os fliperamas e mais tarde para consoles.

Choplifter HD  (Foto: IGN)Choplifter HD (Foto: IGN)

O que realmente chamava a atenção no jogo é que ele não tratava de um combate, como tantos jogos antes dele, mas sim de uma operação de resgate. Chegar rápido, soltar prisioneiros e levá-los em segurança para sua base. O novo jogo tentou manter toda essa aura e conceito.

Você é um piloto de uma força de elite chamada C.H.O.P.R., Operações, Preservação e Resgate Coordenados de Helicóptero, treinado para todo tipo de missão extrema. Você sempre tem uma base de operações de onde decola e tem que trazer quem conseguir resgatar seus aliados de volta pra esse ponto.

Os gráficos agora estão em alta definição, mas também um pouco escuros. Pode ser somente nessa fase específica, não sabemos. Ainda sobre as fases, elas são totalmente em 3D, mas você se movimenta apenas lateralmente, seguindo a fórmula de antigamente. A verdade é que se abrissem para um espaço em 3D, pareceria mais uma versão HD de Desert Strike que de Choplifter.

Aparentemente você ainda rotaciona seu helicóptero dependendo do tipo de alvo que está mirando. A principal mudança fica por conta de uma barra de energia, enquanto no original bastava um tiro pra você cair e explodir levando todos os seus passageiros junto com você.

Choplifter HD  (Foto: Divulgação)Choplifter HD (Foto: Divulgação)

Seu helicóptero está equipado com metralhadoras com mira laser e mísseis, tornando a maioria dos alvos terrestres uma moleza. A verdadeira dificuldade parece ter sido deixada para as baterias anti-aéreas que agora estão muito mais mortais. Você também poderá pilotar vários helicópteros diferentes, provavelmente com vantagens e desvantagens entre eles.

Uma novidade para quem só jogou as versões dos consoles (uma vez que a versão do fliperama contava com esse mecanismo), é que você terá que se preocupar com o combustível do helicóptero, retornando à base para reabastecer ou encontrando tanques de combustível pelo cenário.

No total, haverá mais de vinte missões. Pode não parecer muito dada a simplicidade do design, mas há muitos extras para manter os jogadores entretidos após completarem o jogo.

Os mais rápidos e mais aventureiros que conseguirem ir além dos limites da fase, sem medo de ficarem sem combustível, encontrarão coisas inesperadas. Na fase de teste, por exemplo, bem longe da área principal, havia um bunker inimigo esperando para ser destruído e ainda mais longe havia uma ilha perdida com fazendeiros precisando ser resgatados.


O nível de pequenos detalhes escondidos lembra bastante o do jogo original. No primeiro Choplifter, quando você abatia um tanque inimigo em frente aos prisioneiros, eles vibravam pulando de alegria, ou caso você ficasse muito tempo em certos lugares poderia ver o Superman passar voando.

No caso dos fazendeiros, por exemplo, há um grupo de galinhas que pode acabar sendo apresentado às hélices do seu helicóptero. Mas pode acontece também delas conseguirem subir no veículo e serem resgatadas, onde então você verá um soldado correndo atrás dela quando forem desembarcar. São pequenas coisas que simplesmente tornam tudo muito mais divertido.

E o que acontecerá se você descarregar sua metralhadora nas pobres galináceas por diversão? No estilo do ataque das galinhas de The Legend of Zelda, uma galinha gigante virá se vingar atacando seu helicóptero. É sem sentido, mas é divertido.

A equipe parece estar tendo sucesso em manter os valores que tornaram o jogo um clássico em seu tempo e adicionando um bocado de pessoas para manter os jogadores entretidos quando estiverem se aventurando sem rumo ou só tirando sarro de umas galinhas.

Estamos aguardando ansioso por Choplifter HD que será lançado para o PlayStation 3 através da PlayStation Network, e para PC, por download, ambos em Setembro de 2011.

Via IGN

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares