Video game

29/03/2011 17h41 - Atualizado em 14/07/2011 06h57

Preview: Portal 2, raciocínio lógico e muito trabalho em grupo

Thiago Rufino
por
Para o TechTudo

No final de 2007, junto com o lançamento do The Orange Box, chegava ao mercado o game denominado Portal. Desenvolvido pela Valve, o título veio integrado aos demais quatro jogos do pacote que contava com Half-Life 2, Half-Life 2: Episode One e Half-Life 2: Episode 2. Pouco tempo depois Portal se tornou um título aclamado pela simplicidade, já que basicamente o jogador deve se transportar o personagem robô do ponto A ao ponto B para superar os desafios de cada fase. Entretanto, a complexidade para realizar tal tarefa é enorme e exige muita dedicação, raciocínio e criatividade.

Portal 2 (Foto: Divulgação)Portal 2 (Foto: Divulgação)

Em Portal 2, o maléfico computador Glados está de volta para dificultar as missões dentro do laboratório Aperture Science. A robô Chell também retorna na segunda aventura e segundo a Valve, o game deve ter o dobro da duração do anterior – mas tudo depende, é claro, da capacidade de cada jogador para desvendar os quebra-cabeças. Na continuação os ambientes são consideravelmente maiores que os do jogo anterior e oferecem mais possibilidades de interação com desafios mais elaborados para exigir do raciocínio lógico do jogador.

Para se lançar entre os portais, os personagens têm à disposição a arma Portal Gun, também conhecida com Aperture Science Handheld Portal Device (ASHPD), o dispositivo possibilita a criação de passagens sob a superfície dos cenários e os objetos encontrados pelo caminho.

Portal 2 (Foto: Divulgação)Portal 2 (Foto: Divulgação)

 

Novas habilidades

Uma das principais diferenças de Portal 2 são as novas habilidades dos protagonistas. Desta vez, Chell tem inéditas opções para resolver os quebra-cabeças, entre elas, o Tractor Beam, raio que carrega a personagem e objetos pelo ar e também válvulas capazes de sugar os inimigos e itens do cenário. Inclusive, foram adicionadas substâncias que oferecem saltos maiores e rebatidas nas paredes para proporcionar dezenas de possibilidades de resolver os enigmas.

O humor característico da série também está presente no segundo game. O simpático robô esférico, Wheatley, é dublado pelo ator e roteirista de comédias Stephen Merchant, mais conhecido pelo seu trabalho na versão norte-americana do seriado The Office. O personagem é responsável pelo viés cômico de Portal 2 e ainda tem a missão de ajudar a protagonista Chell a abrir portas, destravar alavancas e conseguir informações sobre o ambiente.

Portal 2 também vai contar com um modo multiplayer cooperativo para dois jogadores que promete horas-extras de diversão e muito trabalho em equipe para superar os desafios preparados em fases desenvolvidas especialmente para esta modalidade.

Com versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, Portal 2 está em pré-venda e deve desembarcar nas lojas norte-americanas no próximo dia 19 de abril.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares