Sistemas Operacionais

23/03/2011 18h31 - Atualizado em 14/07/2011 06h58

Site de busca da China quer lançar sistema operacional ao estilo Android

Bárbara Gaia
por
Para o TechTudo

A empresa que criou o site de buscas Baidu, uma versão chinesa do Google, pretende também desenvolver um sistema operacional para aparelhos móveis. Ao contrário do Android, o sistema que deverá ser projetado terá como prioridade os chamados feature phones, que na China possui um mercado em constante crescimento. A principal diferença entre os aparelhos é que o sistema operacional dos smartphones está voltado para o uso de aplicativos. Com isso os feature phones se tornam mais leves e simples pela implantação de widgets no lugar dos aplicativos.

Baidu (Foto: Reprodução)Baidu (Foto: Reprodução)

Mas, de acordo com o CEO da Baidu Inc., Robin Li, o sistema operacional móvel também será compatível para smartphones e tablets. A diferença é que ele terá um enfoque maior na sua utilização para buscas. Robin Li também informou que ainda levará de 3 a 5 anos para que o sistema seja oficialmente lançado.

As chances de que este sistema tenha êxito em território chinês é grande, já que o Baidu possui a maior fatia do mercado de buscas pela internet, com mais de 70%. O Google acusa o governo chinês de bloqueio de seus serviços no país (mais recentemente em relação aos problemas de acesso ao Gmail) mas o Ministério do Exterior da China respondeu que as denúncias não são verdadeiras.

O Baidu foi criado em 2000 e já tem indexado mais de 740 milhões de páginas na web. O sistema de buscas ficou conhecido no mundo ocidental pela polêmica relacionada a censura de conteúdo online, através do uso de filtros para palavras-chaves e sites.

Via Slash Gear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares