Jogos de aventura

08/03/2011 12h53 - Atualizado em 14/07/2011 07h00

Top 10: Heroínas do videogame

Ingo Müller
por
Para o TechTudo

Neste oito de março o mundo lembra das mulheres russas que protestaram por melhores condições de vida em 1917. Desde então, elas mostram cada vez mais sua força na sociedade, e também nos videogames.

Se hoje existem várias personagens interessantes como Madison Paige (Heavy Rain), Jade (Beyond Good and Evil), Liara T’Sonis (Mass Effect), Cortana (Halo) e a bruxa Bayonetta, é porque nos anos 80 e 90 várias outras mulheres virtuais levaram a guerra de sexos para os games e conquistaram seu espaço.

Para homenagear o dia internacional da mulher, o TechTudo traz um Top 10 especial em memória das pioneiras dos games, com as maiores heroínas virtuais:

10 - Ms. Pac-Man (Ms. Pac-Man, 1981)

Quando Pac-Man se tornou febre nos arcades norte americanos no começo dos anos 80, a Namco deixou evidente a força que um mascote criativo pode emprestar a um game. Pensando lucrar com a popularidade do “come-come”, a Midway produziu uma sequência não autorizada para o jogo e expandiu o universo da franquia, criando aquela que seria a mulher do Pac-Man original. Surgia assim Ms. Pac-Man, uma das primeiras protagonistas dos videogames.

Ms. Pac-Man (Foto: Divulgação)Ms. Pac-Man (Foto: Divulgação)

9 - Tyris Flare (Golden Axe, 1989)

Em meio a bárbaros brutos e velhos barbudos, Tyris Flare se destacava por combater hordas de inimigos com velozes golpes de espadas e magias arrasadoras enquanto usava um bikini feito de cota de malha, no melhor estilo Red Sonja. Tyris Flare era tão popular que tornou-se a protagonista da última aventura da série, Golden Axe Beast Rider, lançado em 2006.

Tyris Flare (Foto: Divulgação)Tyris Flare (Foto: Divulgação)

8 - Yuri Sakazaki (Art of Fighting,1992)

Yuri surgiu como uma donzela em perigo no primeiro Art of Fighting: após ser sequestrada pelo vilão Mr. Big, a menina motivou a violenta jornada de Ryo e Robert Garcia pelas ruas de Southtown. Porém, na sequência deste clássico game de luta, ela passou por um treinamento digno de Rocky Balboa e aprendeu os segredos do karatê Kyokugenryu. A mudança foi da água para o vinho, tanto que Yuri chegou até a compor o time do Dojo Sakazaki na franquia King of Fighters após a aposentadoria do mestre Takuma. Isso que é superação!

Yuri Sakazaki (Foto: Divulgação)Yuri Sakazaki (Foto: Divulgação)

7 - Sonya Blade (Mortal Kombat, 1992)

Se Yuri Sakazaki já tem o nosso respeito por entrar nos torneios da SNK, o que dizer de uma mulher que coloca a própria vida em risco ao lutar contra as forças de Outworld no torneio Mortal Kombat? A tenente Sonya Blade enfrentou ninjas cibernéticos, velhos transmorfos e até deuses do outro mundo com chaves de pernas e movimentos de ginástica, além de ser conhecida por ter um beijo tão quente que derrete até os ossos.

Sonya Blade (Foto: Divulgação)Sonya Blade (Foto: Divulgação)

6 - Morrigan Aensland (Darkstalkers, 1994)

A súcubo de Darkstalkers é figura certa em todas as listas de “personagens mais sensuais dos videogames”, mas ela é muito mais que um “sprite” com decote generoso: a personagem se tornou extremamente popular no Japão, onde pode ser encontrada em Mangás e Animês. O maior mérito de Morrigan foi sobreviver a sua própria série: mesmo com o fim de Darkstalkers, a personagem continua marcando presença nos crossovers da Capcom.

Morrigan Aensland (Foto: Divulgação)Morrigan Aensland (Foto: Divulgação)

5 - Zelda (The Legend of Zelda, 1986)

A princesa de Hyrule é tão importante para a Nintendo que, na hora de batizar a franquia, seu nome foi escolhido em detrimento do protagonista Link. Zelda surgiu como uma tradicional dama em perigo, mas foi cada vez mais abraçando o movimento feminista e saindo da sombra do herói de túnica verde. Em Ocarina Of Time, pudemos ver a princesa disfarçada como a misteriosa Sheik, em Wind Waker ela era uma perigosa pirata… e em Smash Bros uma das lutadoras mais apelonas!

Zelda (Foto: Divulgação)Zelda (Foto: Divulgação)

4 - Jill Valentine (Resident Evil, 1996)

A agende especial Valentine apareceu como personagem jogável no primeiro Resident Evil, voltou a encarar zumbis em Nemesis, Umbrella Chronicles e chegou até a ser chefe de fase no Resident Evil 5 após uma conveniente dominação mental. Jill tambem saiu no braço com os personagens de quadrinhos em Marvel versus Capcom e ganhou vida através da atriz Sienna Guillory nas sofríveis adaptações de Resident Evil para o cinema.

Jill Valentine (Foto: Divulgação)Jill Valentine (Foto: Divulgação)

3 - Lara Croft (Tomb Raider, 1996)

Mais do que uma personagem de videogame, Lara Croft se tornou um fenômeno pop: além da série Tomb Raider, a arqueóloga britânica apareceu em revistas em quadrinhos, participou de uma turnê do U2 e foi interpretada em tela grande por ninguém menos que Angelina Jolie. Atualmente a heroína passa por um momento de reestruturação, com um reboot da franquia prometido para este ano.

Lara Croft (Foto: Divulgação)Lara Croft (Foto: Divulgação)

2 - Samus Aran (Metroid, 1986)

A caçadora de recompensas Samus Aran surpreendeu muitos jogadores na geração 8-bits ao remover sua armadura no final do primeiro Metroid e revelar-se uma garota. Praticamente uma Joana D’Arc digital, a heroína só abre mão de sua power suit para utilizar de Metroid Zero Mission. Samus tem o mérito de funcionar tão bem em jogos bidimensionais quanto em grandes cenários 3D, seja explorando cenários alienígenas ou se envolvendo nas lutas de Smash Bros.

Samus Aran (Foto: Divulgação)Samus Aran (Foto: Divulgação)

1 - Chun-Li (StreetFighter II, 1991)

Se tem uma personagem que dispensa apresentações, é esta chinesa. Conhecida pelos chutes rápidos, cabelos presos e braceletes de espinhos, Chun-Li apareceu em StreetFighter II e desde então participou de todas as gerações da franquia, do controverso Street III ao redentor StreetFighter IV, sem falar nas bizarras versões poligonais e o live action Street Fighter the Movie. Chun-Li esteve também nos crossovers contra os heróis da Marvel Comics e da japonesa Tatsunoko. A heroína também teve espaço em outras mídias, como revistas em quadrinhos, desenhos animados e até jogos de RPG, chegando a ganhar um filme só seu, que infelizmente não está à altura da importância da personagem – mas nem mesmo esta bomba pode afetar a reputação da chinesa, que é praticamente um sinônimo de mulher nos videogames.

Chun-Li (Foto: Divulgação)Chun-Li (Foto: Divulgação)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Crownvsk
    2013-10-15T07:33:03

    Tão me tirando? Aonde que a Zelda é heroína? Ela só presta pra pedir ajuda ao Link...

  • Ingo Müller
    2011-08-16T16:38:25

    *e demais, corrigindo.

  • Ingo Müller
    2011-08-16T16:38:10

    Marie (de demais), repararam que esta lista é pelos feitos e personalidade, e não pela aparência? Acho que mulheres fortes podem ser bonitas, se cuidar, e ter garra sem abrir mão da feminilidade. Se fosse aparência, seria DOA e Soul Calibur alternando posições do 10 ao 1o lugar, gente - mas pra que fazer uma lista dessas?

  • Jefferson Rocha
    2011-07-13T09:00:55

    1º - Lara 2º Chun-Li 3º Princesa Peach E concordo com tudo o que o Paulo Almeida disse! A Kitana é linda demais, vejam em MK9!

  • Paulo Almeida
    2011-03-24T10:59:27

    Achei esse top meio estranho... Tipo, Yuri Sakaki entre as lutadoras da SNK não tem tanto apelo como uma Athena Asamiya (que até fã clube oficial possuí), Mai Shiranui (eleita por muitos a musa da SNK) e Blue Mary. Do lado da Capcom, senti falta de Cammy. Em MK, Sonya é legal etc... Mas, a princesa Kitana é muito mais interessante. Listas sempre terão divergências mesmo.

  • Ingo Müller
    2011-03-09T18:15:50

    Olá Carol. São Muitas personagens femininas em games e certamente 10 é um número pequeno para contemplar todas. A Princesa Peach, embora muito icônica, representa na maioria dos games a donzela indefesa. Neste Top 10, procuramos homenagear garotas que tem uma postura mais proativa - Zelda, por exemplo, embora seja raptada por Ganon ,não se limita a ficar gritando por socorro. Com relação à Amy Rose, respeito sua opinião pessoal, mas ela não consta sequer nas novas aventuras do ouriço azul. um abraço!

  • Carol Quirino
    2011-03-08T23:16:19

    Ridículo ! Cadê a Princesa Peach ??? Não existe personagem feminina mais clássica do que esta ! E a Amy Rose do Sonic cadê?? Péssimo artigo criado por amadores !

  • Edemberg Freitas
    2011-03-08T22:44:35

    Mais sofrível do que as adaptações de Resident Evil para os cinemas, foram os dois longas Tomb Raider, com Angelina Jolie no papel de Lara Croft, que ela é bonita é, mas talento é outra coisa. Vê ela socando um tubarão, me fez desligar a TV.

  • Gabriel Silva
    2011-03-08T22:15:55

    Primeiro parabens para as mulheres,gostei do Top melhor ainda foi ter a Chun-Li em primeirissimo da-le Chun-LI

  • Ruy Junior
    2011-03-08T21:41:48

    Lara Croft era pra ser a primeira!!!!!!!!!!!

  • Gabriel Neiva
    2011-03-08T20:43:29

    Faltou a Alice do Resident Evil.