Sistemas Operacionais

04/03/2011 17h29 - Atualizado em 14/07/2011 07h00

Ubuntu 11.04 tem atalho de teclado inspirado no Windows 7

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Na televisão nada se cria, tudo se copia. O mantra, que foi pensado no século passado para uma mídia então emergente, parece ser facilmente aplicado à indústria de tecnologia. A próxima versão do Ubuntu ainda está em fase de desenvolvimento, mas dá sinais de que vai se “inspirar” nos atalhos de teclado que o Windows 7 já oferece.

Ubuntu (Foto: Divulgação)Ubuntu (Foto: Divulgação)

Acontece da seguinte maneira: a barra de tarefas do Windows — onde o menu Iniciar está localizado — apresenta os aplicativos abertos nesse instante, em uma ordem de ícone que pode muito bem ser aproveitada para agilizar o serviço. Por exemplo, pressionar a WinKey (a tecla com a marca do Windows) em conjunto com o número 1 abre a janela do aplicativo que aparece primeiro na barra. O Ubuntu 11.04 vai copiar isso.

A diferença fica por conta do nome que o botão WinKey recebeu no sistema de código aberto: Super. É a mesma coisa, mas no Ubuntu é preciso pressionar o Super + 1 para que o primeiro programa no lançador de aplicativos seja acionado. Assim sucessivamente.

Essa funcionalidade faz parte da renovação do Ubuntu Unity, a interface visual do sistema operacional. A Canonical está trabalhando continuamente para que o SO fique mais atraente para o público final. Não por acaso, a empresa também mostrou nessa semana que vai se inspirar no vindouro Mac OS Lion para exibir o novo tipo de barra de rolagem.

Quem quiser ver o novo lançador do Ubuntu em funcionamento deve baixar o Ubuntu 11.04 Alpha 3, disponível gratuitamente nessa página. A versão final do sistema sai no mês que vem.

Via OMG Ubuntu
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Enoque Joseneas
    2011-03-09T13:50:43

    Isso é piada, Quem inventou essa história não conhece o Mundo Linux! Pois atalhos é coisa velha no Linux, nele você pode inventar e atribuir atalhos do geito que voce achar melhor. Aliás muita coisa do Windows é copiado das invenções do linux.Por exemplo o de mudar as janelas em formato 3D apertando super+tab e esse atalho foi criado no compiz, um software que torna o ambiente gráfico poderoso e cheios de efeitos 3D como por exemplo particulas de fogo na tela, Área de Trabalho3D, JanelasGelatinosas, particulas de fogo ao redor do cursor e etc.. Voce deixa a máquina do geito que você quiser!!

  • Marcio Santos
    2011-03-05T18:45:08

    "Pessoa", o Ubuntu já utiliza essa tecla a muito tempo, os sistemas *NIX (Linux, Unix, FreeBSD, APPLE) também a utilizam e não é para copiar o Windows. O Windows mudou o nome da tecla "Command", não o contrário. "Inspirado no Windows 7"... ninguém se inspira no Windows 7. O Windows 7 se inspira no Apple, sempre foi assim, e isso inclusive é motivo de chacota nas conferências Apple (que sempre sai na frente no que se refere a praticidade e design). Ps... eu uso Ubuntu.