Tablet

22/03/2011 15h36 - Atualizado em 14/07/2011 06h58

"Xbox LIVE é muito pequena para Farmville", diz Zynga

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Recentemente muitos ataques gratuitos tem sido trocados entre grandes desenvolvedores de videogames e empresas que produzem jogos sociais, cada qual defendendo seu lado, mas não foi esse o caso da declaração recente da Zynga, produtora de Farmville. Durante uma entrevista do site IndustryGamers com Brian Reynolds, Game Designer Chefe da empresa, surgiu a questão de por que não explorar o mercado de consoles, como através da Xbox LIVE, a qual ele dispensou dizendo ser muito pequeno.

Farmville  (Foto: Divulgação)Farmville (Foto: Divulgação)

Brian explicou: “A coisa que parece fazer os jogos e as redes sociais mágicas é o fato que todos os meus amigos estão potencialmente ali e que eles podem ver as coisas que eu estou postando ou fazendo ou expressando”.

Continuou extensivamente: “A Xbox LIVE é uma demografia muito pequena. Pense a respeito, dos meus amigos, quantos deles tem um Xbox 360? Bom, eu sou um desenvolvedor de jogos e eu venho de um espaço de qualidade então nós podemos estar até nos dígitos duplos… 20% ou talvez 30% dos meus amigos tem um Xbox 360, mas efetivamente 100% deles tem Facebook e efetivamente 100% deles tem um telefone celular. Deles, provavelmente 90% tem um smartphone”.

“Então quando você pensa sobre o potencial social de uma plataforma… se nós fizéssemos um jogo na Xbox LIVE, eu acho que – esquecendo do fato que eu posso ter uma alta porcentagem de amigos que o façam devido à minha profissão – o número de amigos que poderão participar na experiência social será um número muito pequeno então a quantidade de capital social que haverá lá não será muito alta”, completou o designer.

Como jogadores também queremos experiências mais completas que vão além dos elementos sociais para nos fisgar, mas é difícil não dar razão à Zynga por esse lado, já que empresas visam antes de tudo o lucro. Para efeitos de comparação, em Fevereiro de 2010, a Xbox LIVE contava com 23 milhões de membros, enquanto em Janeiro o FaceBook possuía 600 milhões de usuários e 62 milhões eram membros ativos de Farmville até Setembro do ano passado.

Via Eurogamer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares