Sistemas Operacionais

04/04/2011 18h04 - Atualizado em 14/07/2011 06h56

Canonical desiste de vez do GNOME no Ubuntu 11.10

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog
Ubuntu 11.04 (Foto: Divulgação)Ubuntu 11.04 (Foto: Divulgação)

O Ubuntu 11.04 – previsto para esse mês – sequer foi lançado, mas a Canonical já está inventando moda para a outra versão do sistema operacional. A empresa prometeu que a interface GNOME estará presente na próxima versão do SO. No entanto, a Ubuntu com data de lançamento no fim desse ano não contará mais com o recurso.

Portador das boas novas, Mark Shuttleworth fez o anúncio em um bug report relacionado ao Unity. Nada de press release nem lançamento beta; foi dentro da própria comunicado que o CEO da Canonical deu a nova informação. De acordo com ele, o Ubuntu 11.04 será o último a oferecer o visual clássico do GNOME como opção de interface gráfica.

Depois do “anúncio”, Shuttleworth deixou a comunidade ainda mais cheia de perguntas. Por exemplo, haverá alguma forma de instalar o GNOME no Ubuntu 11.10? As distribuições derivadas do Ubuntu também vão adotar o visual Unity como interface padrão (possivelmente única) do sistema operacional?

Uma coisa é certa: usuários insatisfeitos com as mudanças conduzidas pela Canonical já devem estar pensando em formas de trazer novamente o GNOME para o Ubuntu. É assim que a comunidade do código-livre funciona, para alegria e também para tristeza das empresas que produzem sistemas baseados em Linux.

Via: Webupd8

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares